2013/11/30

Registrado primeiro foco de ferrugem na soja da safra 13/14 de Mato Grosso

Em Mato Grosso, o primeiro foco da ferrugem asiática na soja da safra 13/14 deve colocar os produtores em alerta para a proliferação da doença. O caso foi registrado em planta guaxa, remanescente da safra passada, em lavoura não comercial na região do Alto Araguaia. De acordo com o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Guerra, a planta estava às margens de uma rodovia, próxima a divisa do estado de Goiás. "Essa soja com ferrugem está sendo monitorada. Desta forma, é possível alertar os produtores que o clima está propício para a proliferação da doença".

Ele destaca que o sinal é de alerta para o monitoramento nas lavouras. "A esporulação é recente, 1 dia, esporos clarinhos. Está chegando a hora da ferrugem, vamos inspecionar as lavoura", ressalta. Em novembro de 2012, segundo o Consórcio Antiferrugem, quatro casos já tinham sido detectados, com uma proliferação acentuada da ferrugem em janeiro de 2013, quando iniciou a colheita da soja precoce.

A orientação é que os produtores inspecionem suas lavouras e fiquem atentos às informações do Consórcio Antiferrugem, que funciona como um sistema de alerta. “Além de monitorar, é preciso procurar orientação profissional para tomar as decisões corretas, e usar tecnologia de aplicação eficiente para ter sucesso no controle da doença. A ferrugem está ai, e pode chegar à lavoura de qualquer um amanhã ou depois”, lembra o diretor técnico, Nery Ribas.
Fonte: Agrodebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post