2013/09/22

Sobe a 78 nº de mortos em ataque duplo contra igreja no Paquistão


Violência religiosa e ataques contra a polícia aumentaram no país.
Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque.


Cristã chora a morte do rimão no atentado em Peshawar (Foto: Fayaz Aziz/Reuters)Cristã chora a morte do rimão no atentado em Peshawar (Foto: Fayaz Aziz/Reuters)
elo menos 78 pessoas morreram neste domingo (22) em um atentado suicida duplo em uma igreja no Paquistão, incluindo 34 mulheres e sete crianças, afirmou o ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Khan, no ataque mais mortal contra cristãos no país predominantemente muçulmano. A violência religiosa e ataques contra forças de seguranças têm aumentado no Paquistão nos últimos meses, afetando os esforços do primeiro-ministro do país, Nawaz Sharif, de controlar a insurgência após chegar ao poder em junho.
"Quem são estes terroristas matando mulheres e crianças?" disse o ministro na televisão, falando de Peshawar.
Os homens-bomba atacaram a histórica Igreja de Todos os Santos, na cidade de Peshawar, no momento em que centenas de paroquianos saíam do prédio após a missa de domingo.
"Eu ouvi duas explosões. As pessoas começaram a correr. Restos humanos estavam espalhados por toda a igreja", disse uma paroquiana, que deu apenas seu primeiro nome, Margrette.
Cristãos correspondem a cerca de quatro por cento da população do Paquistão de 180 milhões de pessoas. Ataques a áreas cristãs ocorrem esporadicamente no país, mas o deste domingo foi o mais violento na história recente.
Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque.
Papa condena atentado contra cristãos 
O papa Francisco condenou neste domingo (22) o grave atentado suicida contra cristãos que deixou dezenas de vítimas.
'Hoje, por uma opção equivocada de ódio e guerra, foi cometido um atentado no Paquistão. Esse não é o caminho, é preciso encontrar o caminho para construir a paz e um mundo melhor', disse ao término de sua visita de um dia à ilha italiana da Sardenha.
O ataque, que ainda não foi reivindicado, ocorreu ao meio-dia local em frente à Igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade do nordeste, uma região frequentemente atingida por atentados atribuídos em grande parte aos rebeldes islamitas talibãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post