Outras 45 novilhas serão entregues pela Coopernova, como contrapartida pela participação no programa
Pequenos produtores associados à Cooperativa Agropecuária Mista Terranova (Coopernova), do município de Terra Nova do Norte (640 km de Cuiabá), receberão, nesta terça-feira (04.04), 90 novilhas Girolando meio sangue, como parte do programa MT Produtivo Leite, gerido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
Do total, 45 serão entregues pelo Governo de Mato Grosso e outras 45 serão entregues pela Coopernova, como contrapartida prevista no edital no programa. Para a aquisição das novilhas, a Seaf fez investimentos na ordem de R$ 808.650,00.
Os produtores familiares receberão as novilhas em gestação entre quatro e oito meses, com o embrião sexado de fêmea Girolando meio sangue. A escolha da raça é estratégica para que a cadeia do leite tenha um melhoramento no potencial de produção.
No dia 04, às 13 horas, a cooperativa fará, no auditório da sede, o sorteio dos produtores familiares que receberão as prenhezes. Logo depois, será realizada a entrega simbólica, com a presença da secretária Teté Bezerra, das equipes técnicas da Seaf e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e da diretoria e associados da Coopernova. No dia 05, logo pela manhã, os produtores sorteados receberão as novilhas.
As prenhezes foram adquiridas por meio de chamamento público, realizado em maio de 2022. Após a entrega, a Empaer fará o acompanhamento técnico, para que o rebanho tenha condições ideais para a melhoria da qualidade do produto entregue aos consumidores.
Serviço
Entrega de 90 novilhas para produtores da Coopernova
Local: Auditório da sede da Coopernova, em Terra Nova do Norte
Data: 04.04.2023, às 13h
Aline Chagas | Secom-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.