O hacker americano responsável
por tirar o sistema do Grupo Energisa do ar, pede que a concessionária
transfira uma quantidade milionária para devolver o banco de dados. A invasão
iniciou na madrugada da última quarta-feira (29) e afeta o sistema operacional
da empresa em Mato Grosso e nos demais Estados.
Uma fonte revelou ao FOLHAMAX
nesta sexta-feira (1) que, devido ao ataque cibernético, os funcionários não
conseguem ter acesso as informações básicas dos clientes. “O sistema está fora
de controle da Energisa. Não conseguem visualizar histórico, pagamento, nada. A
Energisa está cega”.
Com o problema, o site também
ficou fora do ar alertando ao “problema técnico”. Já outros canais de
atendimento, como o aplicativo Gisa passa por instabilidades.
Ainda segundo as informações, o
criminoso pede uma “quantia em milhões” para devolver a estabilidade das
tecnologias. Contudo, a empresa até o momento não fechou nenhum acordo sobre o
pagamento e tenta recuperar os dados através de um backup que deve demorar 3
dias.
O suspeito seria um hacker dos
Estados Unidos que já teria praticado o mesmo crime contra outras
concessionárias de energia elétrica.
Em nota, a Energisa informou que
o fornecimento de energia e os dados dos clientes foram preservados.
“Informamos que estamos com problemas técnicos nos nossos servidores e, com
isso, os sistemas de atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis”,
diz.
NOTA
Informamos que estamos com
problemas técnicos nos nossos servidores e, com isso, os sistemas de
atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis. Estamos atuando em
esquema de contingência e já com o nosso time de Tecnologia da Informação (TI)
trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Reforçamos que
estamos à disposição com foco apenas nos serviços emergenciais, como falta de
energia, pelo nosso call center (0800) e pela Gisa, nossa atendente virtual no
WhatsApp. Pedimos desculpas pelo transtorno e esperamos normalizar nossas
operações em breve. Agradecemos a compreensão.
FOLHAMAX
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