Mãe diz que chegou a ir a hospital com dores, mas médico a liberou, em GO.
Apesar da queda, bebê nasceu com 2,3 kg e passa bem: 'Agora estou feliz'.Yara e o filho, João Gabriel, passam bem e já estão
em casa(Foto: Arquivo Pessoal/ Silvano Leite)
Sem saber que estava grávida, Yara Bernardo Jacó, de 20 anos, deu à luz no banheiro da própria casa, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, no último domingo (5). Ela conta que o bebê chegou a cair dentro do vaso sanitário. “Sentei no vaso e ele saiu”, disse ao G1. Apesar das circunstâncias, João Gabriel, que nasceu com 2,3 kg e 45 centímetros, passa bem.Yara diz que, horas antes do parto, procurou o Hospital Municipal porque sentia dores na barriga. No entanto, o médico a liberou depois de medicá-la, sem constatar a gravidez.
Por telefone, o secretário Municipal de Saúde, Marques Wilson, disse ao G1, às 7h40, que iria se informar sobre o caso para se posicionar. Entretanto, ele não se pronunciou até a publicação desta reportagem e não atendeu às ligações posteriores.
No domingo, após voltar da consulta, a jovem lembra que sentiu dor na barriga e foi ao banheiro. Foi quando o filho nasceu. Assustada, ela chamou pela mãe, que mora na mesma casa.
"Fiquei desesperada. Eu não tive forças para tirar o bebê. Chamei minha mãe, que tem pressão alta e também desesperou. Minha mãe chamou a vizinha e ela tirou o bebê do vaso”, recorda-se.
O Corpo de Bombeiros orientou a vizinha de Yara sobre como proceder até que a equipe chegasse à residência. Eles encaminharam o bebê ao hospital, onde foi avaliado.
De acordo com a mãe, o filho teve um inchaço na cabeça, mas passa bem e recebeu alta no dia seguinte ao parto. Os médicos acreditam que a jovem estava no 8º mês de gestação. “Agora eu estou feliz sabendo que ele [filho] está bem”, comemora.
Bombeiros levam bebê a hospital após parto em
banheiro (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
Surpresabanheiro (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
Yara, que também tem um filho de 4 anos, não desconfiou da gravidez. Ela afirma que ficou apenas um mês sem menstruar.
Com 1,68m de altura, a jovem pesava 75 kg e engordou mais 5 kg durante a gestação. Ela conta que a mãe dela preocupou com o aumento de peso. Por isso, buscou atendimento no hospital municipal, passou por exames, mas eles não constataram a gravidez.
“O exame de sangue deu negativo. O médico disse que eu estava com anemia. Dizem que quando tem anemia a barriga incha. Como já era gordinha, não estranhei tanto”, explica.
Yara reclama do atendimento médico que recebeu. “Parece que eles não sabem atender a gente direito. É um descaso”. Ela ainda não sabe se vai tomar alguma atitude contra o hospital. O pai do bebê é o ex-namorado da jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.