2015/07/10

Implantação de pedágio em rodovia que liga Nova Santa Helena a Alta Floresta é autorizada

rodoviaEm apenas um decreto, o de número 185, com data desta quinta (9), o governador Pedro Taques autoriza a transferência administrativa para a iniciativa privada
de pequenos trechos de 14 rodovias estaduais.
Nessas MTs haverá convênios (e não concessão) para cobrança de pedágio dos motoristas. Estão situados nas regiões do Araguaia e Nortão.
O Estado possui 126 rodovias estaduais, que somam mais de 30 mil km.
A maioria se encontra em péssimas condições de trafegabilidade.
Desde a gestão Blairo Maggi (2003/2010), o governo tem feito experiência com concessão de rodovias, como da MT-130 (Rondonópolis-Poxoréu-Primavera do Leste), da 246 (Jangada a Barra do Bugres), MT-100 (em Alto Araguaia), e da 010 (do entroncamento da BR-364 até a MT-249, em São José do Rio Claro). Algumas foram suspensas.
Trechos de rodovias estaduais a serem administrados por empresas privadas e com cobrança de pedágio
A empresa que vier a ser contemplada com convênio assumirá o compromisso de fazer a conservação, com restauração e melhoramento, e adequação de capacidade da via, bem como as necessidades da segurança do trânsito. Cabe à pasta de Infraestrutura e Logística a definição de normas de operação e guarda dos valores recolhidos de pedágio.
Dos recursos arrecadados, 90% ficam com a “concessionária”, que o governo prefere chamá-la de “convenente”, já que trata-se de convênio. Os 10% restantes vão para o caixa do Estado.
Caso os recursos não sejam suficientes, o governo poderá complementar com recursos próprios as necessidades do plano de trabalho.
Os trechos onde logo haverá cobrança de pedágios são os das MTs-170 (do entroncamento da BR-364 a Brasnorte); da MT-242 (da 170 a Juara); da 140 (da BR-163 até o final do trecho asfaltado em Santa Carmem), da 220 (da BR-163 até o final do trecho, no sentido Tabaporã), e da MT-423 (BR-163 a União do Sul).
Também vão ser geridos pela iniciativa privada as rodovias MT-320 (Nova Santa Helena a Alta Floresta), 225 (BR-163 a Feliz Natal), 485 (da BR-163 até a região de Morocó), MTs-487/443 (do entroncamento da 163 ao final da via asfaltada, na Gleba Barreiro), 243/242 (da BR-158 a Querência), MT-326 (do entroncamento da 158 até Canarana); 437 (do entroncamento da BR-158, em Confresa, ao final do asfalto); 412 (da 158 a Canabrava do Norte); e a MT-419 (do entroncamento da BR163 a Novo Mundo).
MT – 320
A rodovia MT-320 é considerada uma das piores estradas do estado de Mato Grosso, devido a falta de manutenção e conservação da pista.
Em muitos pontos a rodovia se encontra quase intrafegável devido a quantidade de buracos, declives e problemas na pista.
Uma grande reforma na rodovia, começou no ano de 2013, porém até a atualidade não terminou.
A rodovia tem cerca de 165 km, e liga os municípios de Nova Santa Helena a Carlinda (Trevo Piovesan).
Clique Noticias/Rd News (foto: Ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post