2015/03/20

Indígenas ameaçam trancar novamente a Br-163


A Br 163 corre o risco de ser bloqueada novamente por indígenas de nove etnias, que moram na região de Colíder – 165 km de Sinop-. Segundo informações do cacique Raoni Metuktire afirmou que a principal reivindicação atualmente é pela exoneração da coordenadora distrital de Saúde Indígena, que está no comando há mais de 8 meses. De acordo com o Cacique, em acordo firmado o secretário da Sesai em Brasília, Antônio Alves afirmou que a mesma seria exonerada, porém isso não aconteceu e a funcionária permanece no cargo. Raoni informou que nenhuma indígena quer que a funcionária permaneça à frente da coordenação, uma vez que, segundo ele, ela é responsável por paralisar os veículos e até mesmo o avião, utilizados em caso de emergências médicas. “Além disso, 28 funcionários terceirizados do setor administrativo estão sem receber salários desde janeiro, e alguns estão passando necessidades devido a tal situação”, afirmou. No total, são 4 mil indígenas nas aldeias da região.

Desde o final de janeiro, representantes de cada etnia ocupam a sede do distrito de saúde indígena do município. Há cerca de três meses, a BR-163 foi bloqueada, entre Nova Santa Helena e Itaúba, pelos mesmos índios, carretas, caminhões, ônibus, carros e motos ficaram impedidos de passar. Os manifestantes também cobravam a exoneração da coordenadora do Sesai e alegavam que ela teria suspendido contratos e convênios supostamente superfaturados, além de ter demitido alguns indígenas envolvidos nesta situação. Os indígenas ainda reclamavam falta de assistência na área de saúde, obras de saneamento e postos de saúde inacabados; falta de remédios e profissionais, diminuição no número de viaturas, falta de infraestrutura nas bases de atendimento, ausência de combustíveis para carro, barco e avião, além de motores geradores e placas solares que utilizam para obter energia e conservar medicamentos e carência de horas de voo para urgências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post