2014/01/29

Três crianças são encontradas abandonadas em casa no Paraná

Mãe abandonou os filhos de 2, 6 e 7 anos em cômodos cheios de lixo.
Crianças pediam comida no portão e eram alimentadas por vizinhos.

Erick Gimenes Do G1 PR

Crianças estavam sozinhas, em uma casa cheia de lixos espalhados pelo chão (Foto: Honorio Silva/RPC TV)Crianças estavam sozinhas, em uma casa cheia de lixo espalhado pelo chão (Foto: Honorio Silva/RPC TV)
Três crianças foram encontradas em situação de abandono em Sarandi, no norte do Paraná, nesta quarta-feira (29). Elas têm 2, 6 e 7 anos, conforme o Conselho Tutelar, responsável pela ação de resgate, em conjunto com a Guarda Municipal. A casa em que elas estavam fica no Conjunto Floresta, na zona sul da cidade.

As crianças estavam presas, sozinhas, em uma casa cheia de lixo espalhado pelo chão - garrafas pets, entulhos, sacolas plásticas, papéis. O chão estava todo sujo, em situação insalubre, conforme o próprio Conselho Tutelar.
"É difícil até de relatar a situação em que encontramos. Recebemos uma denúncia, juntamente com a Guarda Municipal. Chegando até aqui, percebemos que as  crianças estavam lá dentro. Eu chamei, e as crianças só choravam", relata a conselheira tutelar Edna Klip, de Sarandi.
Segundo a conselheira, a mãe já havia sido notificada há quatro meses pela sujeira da casa, e se comprometeu a limpar o local. Ela, no entanto, não mudou nada na casa, mesmo depois do alerta.
Enquanto a mãe saía na noite, uma criança de 7 anos ficava responsável pelos irmãos"
Edna Klip, conselheira tutelar
"Quando chegamos, elas [as crianças] estavam sem roupa. O menino, uma criança de 2 anos, estava com a chupeta na boca, e as duas meninas estavam em cima do sofá, só de calcinha. Elas estavam visivelmente desnutridas. O que despertou a vizinhança foi o fato delas irem até o portão para pedir comida", conta Edna.
A conselheira conta que os vizinhos alimentavam as crianças, enquanto a mãe sumia e as deixava sem comida. A mulher ainda ameaçava os vizinhos para que eles não fizessem denúncias, ainda de acordo com o Conselho Tutelar.
A mãe saía à noite e pedia para que a menina de 7 anos cuidasse dos irmãos mais novos, sob pena agressão, caso ela não o fizesse, conforme relatos de testemunhas. "Enquanto a mãe saía à noite, uma criança de 7 anos ficava responsável pelos irmãos. Isso nos causou muita indignação, porque, na verdade, cabe à mãe cuidar dessas crianças", afirma a conselheira.
Até as 19h desta quarta-feira, a mãe não havia sido encontrada pela polícia. Ela deve ser indiciada por abandono de incapaz, segundo a Guarda Municipal. As crianças foram encaminhadas para a casa do avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post