2014/01/27

Atividades são realizadas em Cuiabá em combate à hanseníase

População poderá fazer exames nesta terça (28), na Clínica da Família.
Além disso serão ministradas palestras por equipes de saúde.

Do G1 MT

A Clínica da Família, localizada no Bairro CPA I, em Cuiabá, vai realizar atendimento aos moradores em combate à hanseníase durante esta terça-feira (28). De acordo com a Prefeitura Municipal, além do “Dia D” de combate, que teve como data o último domingo (26), 86 equipes de saúde básica da Secretaria Municipal de Sáude deverão realizar ao longo da semana visitas e ministrar palestras nas residências da região do grande CPA e do Bairro Centro América.
A unidade médica fica na Avenida Óbidos e atenderá das 7 às 11h, e das 13h às 17h. Segundo dados da prefeitura, atualmente há 354 pacientes em tratamento na capital, sendo que 19 deles têm menos de 15 anos de idade. Entretanto, a suspeita é de que há mais pessoas com a doença, mas que desconhecem ser portadoras. Em 2013, foram detectados 274 novos casos em Cuiabá, sendo que 20 pacientes foram curados. No ano de 2012, foram diagnosticadas 242 pessoas com a doença, e 142 foram curadas. A expectativa para este ano é de detectar cerca de 300 novos casos.
saiba mais
O estado de Mato Grosso é o líder em número de notificações da doença em todo o Brasil. No país, uma média de 1,51 pessoa a cada grupo de 10 mil são portadoras da doença. No caso de Mato Grosso, a taxa é de 7,69 pessoas para cada grupo de 10 mil. Tanto do ponto de vista médico quanto do ponto de vista histórico, estudiosos apontam que a doença se tornou endêmica no estado por fatores como más condições de moradia e de nutrição, baixos níveis de informação quanto à higiene pessoal e até o isolamento sofrido por partes do território mato-grossense.
A doença é transmissível, e as pessoas mais próximas do doente são as que mais correm risco de se contaminar, conforme a Coordenação de Educação em Saúde do Programa Municipal de Combate à Hanseníase. A doença é provocada por um bacilo que pode penetrar no organismo humano, na maioria das vezes pelas vias respiratórias.
Os sintomas da hanseníase são manchas, zonas de baixa sensibilidade e feridas que não saram. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença que tem cura. O paciente deve cumprir todo o tratamento prescrito pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post