Há 124 anos, bandeira nacional era institucionalizada por decreto.
Bandeira da então província de Mato Grosso surgiu 73 dias depois.
Bandeira
mato-grossense foi inspirada nos contornos e nas cores da nacional; a
estrela ao centro é a mesma que representa o estado no globo celeste da
bandeira do Brasil. (Foto: Lenine Martins / Secom-MT)
Símbolo da identidade de um povo, a bandeira brasileira foi instituída
quatro dias após a Proclamação da República, há exatos 124 anos, e teve
como uma de suas primeiras predecessoras a bandeira da então província
de Mato Grosso, criada com as mesmas cores e seguindo basicamente o mesmo desenho.A bandeira de Mato Grosso foi institucionalizada em 31 de janeiro de 1890, apenas 73 dias após o decreto de número 4 do então Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, de 19 de novembro de 1889 – data celebrada nesta terça-feira (19) como o Dia da Bandeira, em homenagem à consolidação da República e dos estados que a compõem.
A bandeira mato-grossense foi institucionalizada por um herói da guerra do Paraguai, general Antônio Maria Coelho. Foi ele quem trouxe à região, somente em dezembro, a notícia da Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro.
O portador da notícia havia sido também designado como o primeiro presidente do governo provisório que se iniciava. Logo após sua nomeação, uma das primeiras medidas foi justamente definir as cores e as formas da bandeira do estado por meio do segundo decreto estadual.
Os dois artigos do breve decreto determinavam apenas que “a bandeira particular do estado federal de Mato Grosso será azul, com losango branco, no centro deste uma esfera ou globo verde e uma estrela amarela com os raios tocando a circunferência da esfera” e que a bandeira fosse “alvorada nos dias de gala, abaixo da bandeira nacional”.
Símbolo
De acordo com o autor Pedro Rocha Jucá, cuja pesquisa encontra-se publicada pela Casa Militar do governo estadual, o azul da bandeira mato-grossense remete ao mesmo céu carioca da noite da Proclamação da República, além de sugerir uma busca por evolução espiritual.
Já o losango branco, à semelhança do losango amarelo da bandeira nacional, carrega significados variados: desde pureza, concórdia e otimismo à exaltação positivista da cor como símbolo da mulher, que, por sua vez, representa a própria humanidade. As semelhanças com a bandeira brasileira continuam na esfera central, mas no desenho mato-grossense ela é pintada de verde, cor que remete à natureza e à soberania nacional.
Por fim, o traço que mais diferencia a bandeira mato-grossense da brasileira é a estrela amarela no centro da esfera. Trata-se da estrela Sirius, uma das mais brilhantes do céu noturno, integrante da constelação de Cão Maior e que representa o estado na esfera celeste da bandeira nacional (logo abaixo da inscrição "Ordem e Progresso"). Símbolo recorrente à época da formação da República, a estrela também foi adotada em quase todas as demais bandeiras dos estados brasileiros, mas com destaque e grandes dimensões nos casos de Maranhão, Rondônia, Piauí, Roraima e Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.