2013/10/28

Regularização fundiária beneficiará posseiros de terras públicas e federais

Conforme reunião realizada na semana passada, onde estiveram prefeitos e secretários municipais discutindo a regularização fundiária em Mato Grosso, consta que o Governo Federal irá entregar cerca de 150 mil títulos aos posseiros de terras públicas federais na região da Amazônia Legal, abrangendo também os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Maranhão.

A ação faz parte do Programa Terra Legal Amazônia, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com Estados e municípios. Não serão contempladas com os títulos as terras que não estiveram em reservas indígenas, florestas públicas, unidades de conservação, marinha ou administração militar.

Entre as ações prioritárias estão áreas com maior ocupação legal rural e diminuição de tensão territorial. Segundo o chefe de gabinete da coordenação regional do Programa Terra Legal Amazônia, Ronaldo Miguel, em Mato Grosso existem 517 glebas públicas federais. Ainda segundo ele, para que os posseiros sejam incluídos no programa, eles não podem ter outra propriedade, nem ter sido beneficiado por reforma agrária.

Conforme o Agro Olhar, teoricamente existem apenas quatro modalidades de regularização, sendo a de interesse social, específico, inominada e em imóveis de patrimônio público.  O presidente do Intermat, Afonso Dalberto observou que a regularização fundiária é um assunto ‘palpitante’ e segundo ele, o primeiro passo seria identificar de quem é área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post