2013/07/07

Governo brasileiro pede explicações aos EUA sobre espionagem

Brasil é o país da América Latina com mais e-mails e ligações monitoradas.
'O Globo' teve acesso a dados coletados por Edward Snowden.

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, se pronunciou durante coletiva na tarde deste domingo (7), em Paraty, no Rio, sobre o Brasil ser alvo da vigilância do governo dos EUA. O jornal "O Globo" teve acesso a dados coletados por Edward Snowden, ex-técnico da CIA que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Patriota disse que que o governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros era alvo de espionagem dos norte-americanos.
"Solicitamos esclarecimento da embaixada do Brasil em Washington e do embaixador americano no Brasil. O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações [UIT] o aperfeiçoamento das regras. O Brasil deverá propor às Nações Unidas a iniciativa de proibir abusos e invasão das informações dos usuários da rede de comunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania dos países", declarou.
Patriota ainda afirmou que o ministro Paulo Bernardo fará ainda neste domingo declarações sobre assuntos legais e sobre a questão das empresas. Após o comunicado, o ministro deixou a sala de convenção e não respondeu perguntas da imprensa.
De G1, em Paraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post