2013/04/16

Campanha em Defesa do Poder Investigatório do Ministério Público. Nova guarita MT.



Sessão do dia 15 de abril de 2013 foi muito especial, com a presença dos estudantes professores e populações em geral Diversas autoridades municipais estiveram presentes. A Promotora publica de terra nova do norte, Itâmara Guimarães R pinheiro e sua comitiva. O presidente Moacir deu as boas vindas à promotora, a mesma realizou a abertura do evento explanando sobre os propósitos da PEC 37, e explicando à população que a proposta não atende aos interesses da sociedade como um todo.
 em defesa do Poder Investigatório do Ministério Público e de outras Instituições contra a Proposta de Emenda Constitucional PEC 37, em tramitação no Congresso Nacional.
Esta Emenda for aprovada pelo Poder Legislativo Federal,  trará prejuízos imensuráveis na qualidade do poder de investigação. A grave crise de autoridade e as altas taxas de impunidade no nosso país, só poderão regredir a parâmetros civilizados ou mesmo serem superadas, com um aperfeiçoamento do funcionamento das instituições e querer vedar a prerrogativa de investigar, especialmente ao Ministério Público é emprestar aval à impunidade, uma vez que casos de repercussão e forte pressão política e econômica quase sempre só têm prosperado em apurações quando encampadas pela atuação independente e criteriosa dos promotores de justiça brasileiros, como tem sido, histonicamente, em casos que envolvem organizações criminosas, grupos de extermínio, combate à corrupção, a tortura e outros crimes. Nossa democracia e  frágil Estado de Direito, ficariam desfigurados com a vedação ao Ministério Público na capacidade de investigar, estimulando a criminal  organizada no país e ao fortalecimento de um mero corporativismo estéril.
Ao invés de se buscar a integração e o aperfeiçoamento das Instituições com o objetivo de fortalecer o sistema brasileiro de segurança pública, a PEC 37 objetiva única e exclusivamente debilitar um modelo que já não responde satisfatoriamente as demandas sociais. Reconhecemos, portanto, o manifesto da classe dos membros do Ministério Público. Presidente da Câmara Municipal, Todos os vereadores aprovaram MOÇÃO DE APOIO a campanha "BRASIL CONTRA A IMPUNIDADE" apresentou à Promotora uma nota de repúdio a PEC 37.
Veja, em anexo, a nota de repúdio à PEC 37 feita pela Câmara Municipal
VEREADOR: VALCIR JACOB LAZARETTI E VEREADORES ABAIXO ASSINADOS.


MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 001 / 2013
Nos termos em que preceitua o Regimento Interno da Câmara Municipal de Nova Guarita – MT resolvem os Senhores Vereadores manifestarem-se contrários, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 37/2011, que define a competência de investigação criminal pelas Policias Federal e Civil dos Estados e do Distrito Federal.
-Nós Vereadores da Câmara Municipal de Nova Guarita – MT repudiamos o fato de o referido projeto retirar o poder investigatório inerente ao Ministério Publico. “Analisando o texto em foco, vislumbra-se claramente o intuito de retirar a possibilidade do Ministério Publico também investigar em conjunto inclusive com as policias civil e federal, como ocorre atualmente. “Aqui não se discute que a investigação deve ser feita pela policia, contudo, não se pode criar exclusividade extraindo o detentor da ação penal publica incondicional o direito de investigar, que inclusive já foi referendado pelos tribunais”, afirmaram os vereadores.
Sala das Sessões, 10 de abril de 2013.



 FONTE: NG NOTICIAS
fotos: Lucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post