Situação das estradas é criticas em todo o estado e produtores reclamam da falta de atenção do Governo
Fonte: Agência da Notícia
O agronegócio que mantém a economia de Mato Grosso está morrendo, pois a dificuldade de tirar a safra do campo tem desesperado o produtor e o pecuarista do Estado, porém ao invés de o governo do Estado investir em estradas, ele prefere investir na Copa do Mundo de 2014 e esquecer o que realmente faz o Estado ser rico e pujante.
Segundo a reportagem deste domingo do Jornal Diário de Cuiabá, nos últimos quatro anos foram mais de meio milhão de reais em recursos destinados à abertura e manutenção de rodovias estaduais que acabaram reservados no orçamento para custear projetos e ações relacionadas à Copa de 2014.
A Secopa, porém rebateu e disse que gastou menos de um terço do total, mas o dinheiro ainda continua a disposição da pasta que poderá gastá-lo a qualquer momento, enquanto as estradas estaduais (MTs) estão em estado de calamidade pública e o governo ameaçando em retirar as máquinas que dão suporte aos caminhoneiros.
Na MT 322 que liga o Araguaia ao Nortão, segundo o motorista de ônibus da empresa Xingu, na última sexta-feira (15/02) ele saiu de Matupá às 6h30mim da manhã e só chegou a Confresa no sábado as 00hs, o trajeto é de 460 km, “encontramos carreta tombada, caminhão atolado, carro pequeno nem passa na estrada que não tem como andar, é atolando aqui e ali, está intransitável”, disse Elci Sobrinho passageiro que estava no ônibus.
Enquanto isso 30% dos recursos do Fundo Estadual e Transportes e Habitação (Fethab) está registrado no orçamento do fundo contábil que foi instituído em 2009 ainda pela antiga Agecopa.
Até 2012, segundo dados obtidos em levantamento no Fiplan (o sistema integrado de planejamento, contabilidade e finanças do governo estadual), a fatia do fundo reservada aos preparativos de Cuiabá e Várzea Grande somou R$ 529,8 milhões. No período, a arrecadação do fundo cresceu 40% (de R$ 486 milhões para R$ 687 milhões), mas a parcela destinada à infraestrutura rodoviária seguiu ritmo bem distinto.
De acordo com o Fiplan, o orçamento anual realizado do Fethab para a Secretaria Estadual de Transportes (e antiga Sinfra) cresceu, em valores nominais, 3,4% em 2012 em relação ao total de 2009. Já em relação à Secopa, a parcela reservada cresceu 18%.
Criado em 2000, pelo então governador Dante de Oliveira (PSDB, in memoriam) para financiar obras na malha viária estadual e a construção de casas populares em todo o território mato-grossense, o Fethab é arrecado sobre operações internas envolvendo soja, gado em pé, algodão, madeira e óleo diesel.
No ano passado, produtores rurais liderados pela Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) ameaçaram entrar na Justiça contra a "falta de transparência" na aplicação dos recursos do Fundo, "o Fethab vem sendo usado para o pagamento de funcionários, na Secopa e na Secretaria de Cidades", disse, à ocasião, o presidente da entidade, Rui Prado.
Procurado pela reportagem, o secretário Maurício Guimarães (Secopa) disse que o fundo criado para a Copa é "virtual". "Este não é um dinheiro que cai diretamente no caixa da secretaria", disse ele, mas não explicou a transparência e nem por que o montante está aparecendo na conta da Copa ao invés de ser investido nas estradas.
Segundo o secretário, do total reservado para custear o evento, foram efetivamente gastos R$ 156 milhões vindos do Fethab, “usamos principalmente como contrapartida estadual na construção da Arena Pantanal, mas também para custeio da secretaria e outras obras menores”.
Para este ano, disse Guimarães, a Secopa conta com uma previsão de R$ 131 milhões de recursos do fundo. “Isso não significa que iremos gastar este valor”, disse. O destino de eventuais “sobras” do Fethab tende a ficar mais claro a partir deste ano: publicada em 27 de dezembro de 2012, a lei nº 9.859 regulamentou a possibilidade do uso de verbas do fundo para “pagamento de pessoal, encargos sociais e demais despesas de custeio”.
Enquanto isso o produtor vai ter que esperar a boa vontade do governo do Estado e as chuvas cessarem para tirar do campo a safra 2012/13, alguns já começam a somar as perdas, a Norte Araguaia que tem as piores estradas do Estado é o que mais sofre.
Fonte: Agência da Notícia
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