2012/07/24

Justiça consegue liminar para suspender atividades em área onde operário desapareceu

A Justiça de Mato Grosso, por meio do Ministério Público do Trabalho, conseguiu uma liminar que suspense todas as atividades dos 1.700 operários na área popularmente conhecida como “Bota-fora 01”, onde um operário desapareceu durante um desmoronamento, há nove dias. O local é utilizado para descarregar materiais do canteiro da Usina Hidrelétrica de Colíder, em Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já havia notificado a empresa a paralisar as atividades onde ocorreu o acidente, pois agentes da pasta relataram que a área está em precárias condições.
O descumprimento da decisão poderá acarretar multa de R$ 500 mil, que será revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a entidades e projetos apontados pelo MPT, que permitam a recomposição de danos coletivos causados a trabalhadores.
Durante o desmoronamento, que aconteceu na manhã do dia 16, dez empregados que estavam no local conseguiram escapar, porém o ajudante de produção Jonas da Silva Santos, de 19 anos continua desaparecido.
A usina é uma das cinco do Complexo Hidrelétrico de Teles Pires, em construção na divisa entre Pará e Mato Grosso.
A obra de construção da usina chegou a ser embargada em setembro do ano passado, por não ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
A empresa responsável já foi autuada e multada por não cumprir recomendações do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Porém, em 5 de outubro, as obras foram retomadas.
A previsão é de que a usina comece a gerar energia em 2015.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post