A decisão favorável foi concedida pelo juiz federal Marcelo Garcia Vieira, da subseção de Itaituba, e representa uma derrota para o ICMBIO, que conduziu a ação considerada violenta e agressiva.
Máquina queimada em operação. Foto: reprodução
Os dois garimpeiros, que exploram ouro no regime de economia familiar, impetraram um mandado de segurança contra a operação, que não levou em consideração os direitos fundamentais e legais do cidadão.
Em sua sentença, o juiz determinou que as autoridades envolvidas na ação, incluindo o IBAMA, a Polícia Militar e o Exército, se abstenham de interferir no direito de lavra garimpeira sem o devido processo legal.
Garimpeiros obtêm vitória na Justiça Federal após processo contra o Ibama por destruição de equipamentos
O advogado responsável pela vitória dos garimpeiros foi Daruich Hammoud Junior, que apresentou diversas provas, incluindo áudios e vídeos, para comprovar a ilegalidade da ação.
A operação, considerada truculenta e ilegal pela Justiça Federal, ocorreu em dois locais de lavra garimpeira em 13 de outubro de 2022, ignorando 19 Planos de Lavra Garimpeira (PLGS) legais. Com a decisão judicial, fica estabelecido que tais atos não podem ser cometidos contra os direitos dos cidadãos de forma arbitrária.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Jefferson Cunha
+55 21 99921-7692
Plantão 24horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.