2021/06/21

Secel contrata instituição para gestão e produção do 26º Salão Jovem Arte

 

radicional evento de estímulo e reconhecimento de artistas plásticos e visuais mato-grossenses, o Salão Jovem Arte está de volta. Após finalizar as etapas do edital de chamamento público, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) contratou o Instituto Kurâdomôdo para gestão e produção da 26ª edição da exposição.

A instituição é uma organização da sociedade civil (OSC) com 17 anos de existência e vai gerir e produzir o 26º Salão Jovem Arte, juntamente com o Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM). O arquiteto Jeff Keese faz parte da equipe e é o responsável pela coordenação de montagem e expografia do evento, que nesse ano será realizado em três locais diferentes.

O processo seletivo teve início em 2020 e, devido à pandemia, foi encerrado no início de 2021 com o pagamento da instituição contratada. O investimento do Estado é de R$ 350 mil. 

“Estamos animados em contribuir mais uma vez com a arte mato-grossense. O Salão Jovem Arte integra um conjunto de ações da Secretaria e merece ser retomado. Acreditamos que vai ser um sucesso, em todos os aspectos.  A equipe da organização selecionada está alinhadíssima para fazer uma das melhores edições”, destaca o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Para garantir a natureza e a qualidade da nova edição, a Secel definiu valores das premiações principal e por categoria, e demais procedimentos obrigatórios, como curadoria, ajuda de custo para deslocamento das obras selecionadas, registro e homenagem in memorian.  Também está prevista a criação de uma comissão de monitoramento e avaliação do evento cultural.

Realizado pela última vez em 2016, o Salão Jovem Arte tem como objetivo reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais e conceder prêmios aos conjuntos de obras dos participantes. O evento também ajuda a disseminar a arte e incentivar a criação de públicos, além de consolidar, estimular e divulgar talentos. 

As edições anteriores foram importantes para divulgar nomes até hoje conceituados nas artes plásticas regionais e nacionais como Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta, Jonas Barros, Vitória Basaia, Regina Pena, Marcelo Velasco, Adão Domiciano, Carlos Lopes, Marcio Aurélio, dentre outros.

O 26º Salão Jovem Arte irá contemplar artistas de diferentes linguagens, premiando nas categorias naif, contemporânea, escultura, fotografia, arte digital, grafite, xilogravura, aquarela/quadrinhos, instalação/performance. A publicação do edital e início das inscrições estão programadas para o próximo dia 1º de julho. Mais informações em breve.

Cida Rodrigues Secel-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post