2018/11/08

Ibama desativa dois garimpos ilegais em parques nacionais no Pará



O Ibama divulgou nesta quarta-feira (7) a desativação de garimpos ilegais de ouro e cassiterita em dois parques nacionais no sudeste do Pará. A operação aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro nos parques de Jamanxim e Rio Novo. Foram apreendidas uma espingarda, munições e escavadeiras.
Os parques nacionais são unidades de conservação de proteção integral, onde a legislação proíbe o garimpo e outras atividades. Os relatórios de fiscalização serão encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) para responsabilização criminal e exigência de reparação dos danos ambientais. Os equipamentos utilizados no garimpo ilegal foram destruídos pelos agentes do órgão.
O Ibama advertiu que o garimpo ilegal destrói os cursos d"água, retira a cobertura florestal e contamina o meio ambiente com mercúrio, usado para separar o ouro de outras substâncias.
Criados em 2006, os Parques Nacionais do Jamanxim e do Rio Novo têm 862 mil e 538 mil hectares, respectivamente. As duas Unidades de Conservação abrigam espécies ameaçadas como a onça-pintada e a ariranha, entre outros animais.
Fonte: G1 Pará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post