2015/04/26

Igreja recebe multa de R$ 3 mil por barulho de fiéis em São José, SC

Missa com novena chega a reunir até 2 mil pessoas, segundo paróquia.
Superintendente afirma que som ultrapassa limite de 50 decibéis na região.Segundo a igreja, novena reúne milhares de fiéis (Foto: Paróquia Santo Antônio/Divulgação)Segundo a igreja, novena reúne milhares de fiéis (Foto: Paróquia Santo Antônio/Divulgação)

Uma igreja de São José, na Grande Florianópolis, recebeu uma multa de R$ 3 mil por causa do barulho dos fiéis durante as quatro novenas semanais promovidas pela paróquia. O prazo para pagamento do valor e readequação da igreja às normas acústicas estabelecidas na cidade encerra na próxima semana.
De acordo com Ellinton Pedro de Souza, secretário da Paróquia Santo Antonio, no bairro Campinas, a missa com novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós chega a reunir até 2 mil pessoas por vez. As celebrações ocorrem todas as quartas feiras, às 15h e às 20h, e nas quintas, às 8h e às 20h. "Somando todos os dias, reunimos de 5 mil a 6 mil fiéis".
De acordo com o secretário, a igreja tem capacidade para mil pessoas sentadas, mas nos dias de novena são colocadas cadeiras extras, sem contar os fiéis que assistem à missa de pé. Não há música ao vivo, segundo Souza - é utilizado um aparelho de CD.
Notificação
A igreja foi notificada sobre a multa no dia 8 de abril e tem 20 dias para pagar o valor, após moradores do bairro fazerem reclamações por meio da ouvidoria da prefeitura, conforme a Fundação.
A igreja já havia recebido um auto de infração em meados do ano passado. "Colocamos vitrais mais grossos, trocamos todas as caixas de som para melhorar a regulagem, não soltamos mais foguetes. Mas o povo canta com a alma mesmo. E isso não tem como controlar", diz o secretário paroquial.
Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José, em 2014 houve reunião com 40 líderes religiosos para que as igrejas, templos e centros de matrizes africanas fizessem adequações acústicas, após o Ministério Público notificar a Prefeitura e São José devido às reclamações relacionadas à poluição sonora na cidade.
"A legislação estabelece que naquela região o limite é de 50 decibéis e uma medição, às 20h17, apontou 65. São 15 a mais e temos que cumprir a lei", disse Eduardo Bastos Moreira Lima, superintendente da Fundação.
A igreja afirma que não vai pagar a multa e que não dispõe de recursos para fazer a reforma acústica exigida pela prefeitura. "Querem me levar pra cadeia, podem levar.  Nunca passei tanto trabalho na minha vida. Quem manda na minha paróquia sou eu. O povo está do meu lado", afirmou o padre Hélio da Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post