2015/04/26

Famato critica possível entrega de 6 milhões ha de terras para indígenas

Aproximadamente seis milhões de hectares. Essa é a área estimada pela Famato que pode se
transformar em terras indígenas em Mato Grosso, caso algumas medidas sejam adotadas pelo governo federal frente à atual política de demarcação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“É preocupante”, aponta o presidente da Famato, Rui Prado. Segundo dados da própria Funai, em todo país, 672 áreas são alvos da expansão demarcatória. Fato é que existem áreas em que seus ocupantes não-índios possuem títulos de propriedade legítimos, cenário que pode acarretar em conflitos como o registrado em 2012 na Reserva Marãiwatsédé, na região Noroeste de Mato Grosso, na Gleba Suiá Missú. Para se ter ideia, de janeiro de 2012 a outubro de 2013, foram 285 conflitos protocolados em varas judiciais de todo país.

O último censo do IBGE (2010) aponta que as demarcações passaram de 59,4 milhões de hectares em 2001 para 94,1 milhões de hectares em 2011. Além disso, a população indígena ocupa 13% do território nacional, mesmo representando 0,4% do percentual de habitantes no país, diferente dos Estados Unidos quando os 2,93% de indígenas estão espalhados em 5,7% do solo norte-americano, exemplifica Rui Prado.

Segundo Rui, os produtores rurais aguardam ansiosos por uma definição sobre o tema especialmente diante da votação da PEC 215/2000, que concede ao Congresso Nacional a autonomia necessária para estabelecer critérios sobre a demarcação das terras indígenas, hoje sob a alçada do Exercutivo federal, por meio da Funai. “Para nós é fundamental, pois ela traz justiça tanto para fazendeiros como para índios. É preciso ter uma solução para este assunto”, disse. “A Funai nunca funcionou. Só trouxe problemas, inclusive, judiciais”, completou. Atualmente, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) preside uma comissão especial que estuda a viabilidade da aprovação dessa PEC. O tucano concedeu aos parlamentares para até maio para que questionem o texto do dispositivo legal.

Fonte: RDNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post