O Observatório Sismológico - Universidade de Brasília - (UnB) confirmou que hoje houve um tremor c
om magnitude de 3,9 graus na Escala Richter próximo ao município de Tabaporã (150 km de Sinop). O tremor foi registrado pelos sismógrafos às 06:12hs, com latitude 11.49º e longitude -56.73º. Uma base do observatório que fica na região de Porto dos Gaúchos, no Nortão, (que foi reativada em 2012) fez o registro do tremor.
Moradores de Tabaporã também sentiram a terra tremer. Não há registros de danos.
Este é o segundo tremor de terra no país em 2015. Em Tunas do Paraná (PR), foi o último, no dia 5 de janeiro, com magnitude de 3,5. Na região Norte de Mato Grosso, houve alguns tremores de terras, em anos anteriores, sem vítimas. Em Porto dos Gaúchos, em 2009, a magnitude foi de 2,8 e em 2006, foi de 2,6. Em Santa Cruz do Xingu, próximo a divisa com Pará, a terra tremeu em 2009, com magnitude de 3,5. Em 1998, o tremor foi maior chegando a 5,2 graus.
Mato Grosso é o segundo Estado com maior número de ocorrências. Foram 1.304 registradas até agora. Minas Gerais tem maior número 2.598. Em terceiro está o Rio Grande do Norte, com 1.245, de acordo com o observatório do Centro do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.
Em 2012, quando esteve no Nortão, o professor doutor Lucas Vieira Barros, que era chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), informou que "a região de Porto dos Gaúchos é uma das mais importantes, senão a mais importante Zona Sísmica do Brasil”.
Fonte: Só Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.