2023/06/25

VACINA CONTRA COCAÍNA É DESENVOLVIDA EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

 


Uma vacina capaz de impedir os efeitos da cocaína no cérebro. A pesquisa, realizada por um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), obteve resultados positivos ao barrar a entrada das moléculas da droga no sistema nervoso central, evitando os sintomas causados pelo seu efeito.


O grupo finalizou a etapa pré-clínica com resultados promissores. Agora a vacina concorre a €500 mil pelo Prêmio Euro Inovação na Saúde. Para começar a ser distribuída à população, entretanto, ainda é necessário realizar estudos clínicos com humanos.


Na equipe multidisciplinar de estudantes da universidade pública, há duas bolsistas da CAPES graduadas em Biomedicina.


Raíssa Lima, doutoranda em Medicina Molecular, estuda a padronização de um teste imunológico que pode detectar se a vacina funcionou ou não. Já a mestranda Juliana Sad, estuda a segurança da vacina em gestantes.


Para as duas cientistas, o apoio financeiro da Capes possibilitou tempo exclusivo para o desenvolvimento da pesquisa.


Da Rede Nacional, em Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post