Nesta quarta-feira a Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizou os números e divulgou que somente no mês de janeiro deste ano foram notificados 157 casos de bebês com microcefalia, em pelo menos 25 municípios de Mato Grosso. No momento estão sendo investigados 111 situações, o que representa mais de 70% das notificações.
Do total, 46 foram descartados. Além disso, duas crianças vieram a morrer com a doença. Essas ocorrências foram registradas nos municípios de Cuiabá e Mirassol D’Oeste. Os dados foram divulgados no Informe Epidemiológico do Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs).
Rondonópolis é a primeira cidade a aparecer no ranking estadual, com 71 casos de microcefalia. Em seguida vem Cáceres, com 48 casos registrados. Depois aparece Cuiabá com cinco casos; Mirassol D’Oeste, também cinco; Alto Garças, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Glória Doeste, Curvelândia e Salto do Céum, todos com dois casos cada. Outras 13 cidades também registraram a doença.
Os casos só são descartados após avaliação são 37 em Cáceres, oito em Rondonópolis e um em Pontes e Lacerda. A área técnica da Vigilância em Saúde informou que as notificações só são descartadas após um profissional pediatra reavalia o caso com mediação do perímetro cefálico da criança.
"É importante que todos os profissionais de saúde e gestores municipais realizem a classificação dos casos como confirmados ou descartados, conforme o protocolo de Vigilância, a fim de diminuir os casos que permanecem em investigação e intensificar o acompanhamento da atenção à saúde", ressaltou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães.
Todos os casos de microcefalia são acompanhados pela SES através do Registro de Eventos em Saúde Pública (Resp).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.