2015/11/20

Manifestantes fecham fronteira entre Mato Grosso e Bolívia por conta de alto valor da energia

A fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia está fechada desde a última quarta-feira (18), por
conta de uma manifestação de bolivianos, próximo a uma barreira do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), em Corixa. De acordo com as informações preliminares, eles protestam contra o alto valor da energia elétrica na nação comandada por Evo Morales.

A assessoria de imprensa do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) informou que a fronteira está fechada desde ontem (18). Os manifestantes protestam contra o alto valor da energia elétrica, principalmente no município de San Mathias, na Bolívia. A ação foi batizada de ‘Paro’, pelos bolivianos.

Em entrevista exclusiva, o Alcaide (prefeito) de San Mathias, Fábio Lopes, disse que: "O povo cansado de pagar um custo elevado pelo serviço de energia elétrica começou uma manifestação cívica, por tempo indeterminado. Nós, como munícipes, pagamos a energia mais cara do país a 1.20 bolivianos por kw/h. Em outros municipios, pagam 0.65 boliviano por kw/h".

A estrada é a única que liga Mato Grosso a Bolívia. Por conta disto, os bolivianos não deixam que ninguém passe de um país para o outro. Os brasileiros que estão em San Mathias têm de aguardar a resolução do impasse. Ainda conforme a assessoria de imprensa do Gefron, os manifestantes estão pacíficos até o momento.

Os policiais do Gefron apenas acompanham a situação, pois não tem autonomia para entrar na região. A estrada foi fechada com o uso de toras de madeira. Ainda não há previsão para a liberação da fronteira.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post