2015/06/22

II FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA SANTA HELENA/MT

FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVA SANTA HELENA/MT
REGULAMENTO
1. DEFINIÇÕES E OBJETIVOS

O “II Festival de Música de Nova Santa Helena” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer através da Divisão de Cultura, que visa valorizar e reconhecer os talentos musicais de Nova Santa Helena, bem como de outras localidades; fomentar o desenvolvimento cultural da cidade, incentivar o turismo e a produção Cultural de forma a retratar as potencialidades do município tanto para os moradores locais quanto para os visitantes e participantes do Festival.
O concurso objetiva também contemplar as mais diversas estéticas musicais, valorizando e potencializando os novos talentos, dando-lhes visibilidade e assim estimulando a criação e difusão musical.
2. COMISSÃO ORGANIZADORA
A comissão organizadora do “II Festival de Música de Nova Santa Helena” será composta por pessoas idôneas, diretamente envolvidas na administração Municipal.
Compete à comissão organizadora:
a) Abrir, receber e encerrar as inscrições;
b) Escolher e convidar um júri idôneo, que tenha afinidade com a música e capacidade para o julgamento da competição;
c) Elaborar a lista dos inscritos com as respectivas músicas em ordem de apresentação, para o apresentador do evento;
d) Fazer o sorteio para ordem de apresentação dos intérpretes;
e) Elaborar a ficha de pontuação de cada candidato para a mesa de jurados;
f) Fazer a soma dos pontos de cada jurado;
g) Fornecer o resultado da classificação.
3. DATA, LOCAL E HORÁRIO
O “II Festival de Música de Nova Santa Helena” será realizado nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2015, na Praça Alice Leite Carrara, na cidade de Nova Santa Helena – MT, com início previsto para as 19 horas.
4. CATEGORIAS
Os participantes do “II Festival de Música de Nova Santa Helena”, poderão se inscrever interpretando somente músicas nacionais e concorrerão a premiação do 1º ao 3º lugar, nas seguintes categorias:
· Infanto Livre: 07 a 15 anos de idade completos até a data da apresentação;
· MPB: Acima de 16 anos de idade completos até a data da apresentação;
· Sertaneja: Acima de 16 anos de idade completos até a data da apresentação.
5. DAS INSCRIÇÕES.
As inscrições do “II Festival de Música de Nova Santa Helena” serão realizadas de 22 de junho a 17 de julho, em horário de expediente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, das 08h às 12h e das 14h às 17h, pela internet através do site: www.novasantahelena.mt.gov.br (download do regulamento e ficha de inscrição – enviar para email: festivalnsh@gmail.com) ou via Correio/Sedex no seguinte endereço:
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Avenida Brasil, nº 107, Centro.
Nova Santa Helena/MT
CEP: 78548-000.
As inscrições que forem enviadas pelo correio deverão ser confirmadas via telefone: (66) 3523-1000/ (66) 8406-4602/ (66) 9676-4455 (whats Talita).
As inscrições enviadas via correio serão de responsabilidade exclusiva do remetente e deverão ser postadas a esta comissão até 03 de julho de 2015. Tendo assim, a data de postagem dos correios como comprovante.
OBSERVAÇÕES:
· O(a) candidato(a) poderá inscrever-se em uma única categoria com apenas uma música;
· Não serão permitidas inscrições de músicas repetidas na mesma categoria, a mesma será verificada no ato da inscrição. Em caso das inscrições realizadas pela internet ou correio, a comissão organizadora entrará em contato;
· Todas as músicas inscritas nas modalidades adultas (Sertaneja e MPB) irão passar por uma avaliação para identificar se o estilo da música está realmente condizente com a modalidade inscrita pelo calouro.
No ato da inscrição os participantes deverão entregar: a) Cópia do CPF e RG (no caso dos maiores de 18 anos); b) Para os menores de idade (07 a 17 anos): cópia dos documentos pessoais do responsável legal, cópia da certidão de nascimento ou RG do menor e autorização, conforme modelo postado no site da prefeitura; c) Áudio da música na versão que será interpretada (gravada em CD ou pen-drive no caso das inscrições realizadas pessoalmente e/ou via correio ou anexar áudio no e-mail, no caso de inscrições realizadas via internet); d) Descrição da tonalidade a ser interpretada pelo(a) Candidato(a); e) A letra da música, impressa em 05 (cinco) vias no caso das inscrições realizadas pessoalmente ou via correios. Já no caso das inscrições via internet, anexar a letra da música ao e-mail para que seja impressa. Digitar em fonte arial, tamanho 12, titulo em negrito, contendo o nome da música, intérprete (cantor da versão que será apresentada) e candidato(a); f) Ficha de Inscrição devidamente preenchida; g) Termo de uso de imagem e voz assinado, anexo a ficha de inscrição; Todas as informações repassadas a comissão organizadora no ato da inscrição são de devida responsabilidade do(a) candidato(a). As inscrições para o “II Festival de Música de Nova Santa Helena” serão gratuitas.
Ao fazerem suas inscrições para o “II Festival de Música de Nova Santa Helena” os candidatos assumirão as seguintes responsabilidades:
a) Estar no local dos ensaios nos dias e horários pré-estabelecidos pela comissão organizadora;
b) Apresentar-se meia hora antes do horário previsto para o início do evento.
6 – DOS ENSAIOS E ACOMPANHAMENTO
a) A Banda estará à disposição dos candidatos para ensaiar nos dias 11, 12 e 13 de agosto, nos seguintes horários:
Dia 11/08 (terça-feira): 13h às 17h e 19h às 23h;
Dia 12/08 (quarta-feira): 13h às 17h e 19h às 23h;
Dia 13/08 (quinta-feira): 08h às 12h.
b) Os ensaios acontecerão na Câmara Municipal de Vereadores;
c) O ensaio será organizado por ordem de chegada. Os candidatos residentes no município de Nova Santa Helena deverão ensaiar no dia 11/08 (terça-feira). Já os candidatos residentes em outros municípios e/ou Estados, ensaiarão entre os dias 12 e 13/08.
d) Os candidatos terão direito a executar a música a ser interpretada duas vezes durante o ensaio.
e) Não será permitida a troca de músicas.
f) Aqueles que não se apresentarem durante o período estabelecido de ensaio, estarão automaticamente desclassificados, salvo em casos de força maior, que deverão ser repassados e analisados pela comissão organizadora.
g) Os ensaios serão de caráter eliminatório. Durante o ensaio, o candidato será avaliado pelos integrantes da banda e pela Presidente da Comissão Organizadora, e, caso não apresente o mínimo de condições (ritmo, afinação, domínio de letra e melodia da canção a ser interpretada), o mesmo será eliminado da competição.
h) É compromisso da Banda contratada, respeitar e tratar com profissionalismo e ética todos os candidatos.
7. DO FESTIVAL
a) Será realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2015, às 19horas, na Praça Alice Leite Carrara.
b) O candidato só poderá interpretar a música que consta na ficha de inscrição. Os candidatos inscritos deverão comparecer no máximo até 18horas e 30 minutos ao lado do palco, onde assinarão a lista de presença.
c) A ordem de apresentação será definida através de sorteio realizado no período vespertino do dia 13/08, e, em seguida, será afixada na lateral do palco, no mural do alojamento e também publicada no site da prefeitura (www.novasantahelena.mt.gov.br).
d) Apresentações:
Dia 13 de agosto: 50% dos candidatos inscritos em cada categoria;
Dia 14 de agosto: 50% dos candidatos inscritos em cada categoria;
Dia 15 de agosto: Final (10 candidatos de cada categoria)
e) No final das apresentações de sexta-feira serão divulgados os 10 (dez) classificados de cada categoria (Infanto Livre, MPB e Sertaneja) para a fase final que acontecerá no Sábado.
f) No caso de erro por parte da Banda, o candidato terá o direito de reiniciar a apresentação, desde que os jurados julguem necessário. Mas, se ele estiver tocando seu próprio instrumento, o direito será negado.
8 – DA PREMIAÇÃO
A premiação será realizada por categoria, da seguinte forma:
Categoria Infanto Livre
1º Lugar: R$ 1.000,00 + troféu
2º Lugar: R$ 600,00 + troféu
3º Lugar: R$ 400,00 + troféu
Categoria MPB Adulta:
1º Lugar: R$ 2.500,00 + troféu
2º Lugar: R$ 1.500,00 + troféu
3º Lugar: R$ 500,00 + troféu
Categoria Sertaneja Adulta:
1º Lugar: R$ 2.500,00 + troféu
2º Lugar: R$ 1.500,00 + troféu
3º Lugar: R$ 500,00 + troféu
Prêmio “Destaque da Cidade”
Para esta premiação, concorrerão apenas os munícipes de Nova Santa Helena/MT, que não classificarem-se entre os três primeiros lugares das categorias citadas. Será premiado aquele que melhor representar o município, de acordo com a escolha da Comissão Organizadora. A premiação será a seguinte:
Destaque da Cidade: R$ 500,00 + troféu
9- DO JURI
a) Os candidatos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada pela organização do evento.
b) A comissão convidará para compor a mesa do júri, profissionais com notórios conhecimentos musicais.
c) A comissão julgadora avaliará o desempenho do intérprete nos seguintes quesitos:
· Afinação;
· Ritmo;
· Expressão Corporal;
· Dicção;
· Fidelidade à letra da música.
d) As notas poderão ser inteiras ou fracionadas de 5 a 10.
e) No caso de empate, os critérios utilizados para desempatar serão os seguintes:
1º: maior nota no quesito “Afinação”;
2º: maior nota no quesito “Ritmo”;
3º: maior nota no quesito “Expressão corporal”;
4º: maior nota no quesito “Dicção”;
5º: maior nota no quesito “Fidelidade à letra da música”.
f) Os vencedores serão aqueles que conseguirem atingir o maior número de pontos, após a somatória do júri.
g) O intérprete terá o direito de acesso à nota dada pelos jurados para as suas apresentações após o término do Festival. Porém, a decisão dos jurados é soberana e irreversível.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A organização do Festival informa que disponibilizará alojamento com refeitório para os participantes e acompanhantes, porém, os mesmos devem levar seus colchões e roupas de cama (e caso queiram preparar suas refeições, a cozinha estará à disposição). Para alojar-se, basta preencher na ficha de Inscrição se irá ou não utilizar do alojamento da Prefeitura Municipal. As despesas de alimentação e transporte dos inscritos ficam por conta de cada participante, ficando a comissão organizadora isenta de qualquer compromisso. Assim sendo, também não é responsável por extravios e furtos de equipamentos musicais, objetos da banda ou dos candidatos, tanto no alojamento como no local do evento;
b) À comissão organizadora se reserva ao direito de eliminar da competição, em quaisquer de suas fases, o candidato que:
· Comportar-se de maneira inadequada no ambiente do alojamento;
· Tumultuar os ensaios e/ou evento;
· Depreciar os integrantes da comissão organizadora, jurados, banda e equipe técnica.
c) Somente a comissão organizadora poderá resolver casos omissos a este Regulamento.
d) A comissão organizadora do “II Festival de Música de Nova Santa Helena”, coloca-se a disposição dos candidatos para sanar dúvidas.
Nova Santa Helena, 18 de junho de 2015.
Talita Marcondes
Presidente da Comissão Organizadora
ESTADO DE MATO GROSSO
Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER
Avenida Brasil, nº 107 – Centro – Nova Santa Helena – MT Cep: 78.548-000 Fone: 66-3523-1000



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