REGULAMENTO
1. DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
O “II Festival de
Música de Nova Santa Helena” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova
Santa Helena, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer
através da Divisão de Cultura, que visa valorizar e reconhecer os talentos musicais
de Nova Santa Helena, bem como de outras localidades; fomentar o
desenvolvimento cultural da cidade, incentivar o turismo e a produção Cultural
de forma a retratar as potencialidades do município tanto para os moradores
locais quanto para os visitantes e participantes do Festival.
O concurso
objetiva também contemplar as mais diversas estéticas musicais, valorizando e
potencializando os novos talentos, dando-lhes visibilidade e assim estimulando
a criação e difusão musical.
2. COMISSÃO
ORGANIZADORA
A comissão
organizadora do “II Festival de Música de Nova Santa Helena” será composta por
pessoas idôneas, diretamente envolvidas na administração Municipal.
Compete à comissão
organizadora:
a) Abrir, receber
e encerrar as inscrições;
b) Escolher e
convidar um júri idôneo, que tenha afinidade com a música e capacidade para o
julgamento da competição;
c) Elaborar a
lista dos inscritos com as respectivas músicas em ordem de apresentação, para o
apresentador do evento;
d) Fazer o sorteio
para ordem de apresentação dos intérpretes;
e) Elaborar a
ficha de pontuação de cada candidato para a mesa de jurados;
f) Fazer a soma
dos pontos de cada jurado;
g) Fornecer o
resultado da classificação.
3. DATA, LOCAL E
HORÁRIO
O “II Festival de
Música de Nova Santa Helena” será realizado nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de
2015, na Praça Alice Leite Carrara, na cidade de Nova Santa Helena – MT, com
início previsto para as 19 horas.
4. CATEGORIAS
Os participantes
do “II Festival de Música de Nova Santa Helena”, poderão se inscrever
interpretando somente músicas nacionais e concorrerão a premiação do 1º ao 3º
lugar, nas seguintes categorias:
· Infanto Livre: 07 a 15 anos de idade completos até a data
da apresentação;
· MPB: Acima de 16 anos de idade completos até a data da
apresentação;
· Sertaneja: Acima de 16 anos de idade completos até a data
da apresentação.
5. DAS INSCRIÇÕES.
As inscrições do
“II Festival de Música de Nova Santa Helena” serão realizadas de 22 de junho a
17 de julho, em horário de expediente na Secretaria Municipal de Educação,
Cultura, Desporto e Lazer, das 08h às 12h e das 14h às 17h, pela internet
através do site: www.novasantahelena.mt.gov.br (download do regulamento e ficha
de inscrição – enviar para email: festivalnsh@gmail.com) ou via Correio/Sedex
no seguinte endereço:
Secretaria
Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Avenida Brasil, nº
107, Centro.
Nova Santa
Helena/MT
CEP: 78548-000.
As inscrições que
forem enviadas pelo correio deverão ser confirmadas via telefone: (66)
3523-1000/ (66) 8406-4602/ (66) 9676-4455 (whats Talita).
As inscrições
enviadas via correio serão de responsabilidade exclusiva do remetente e deverão
ser postadas a esta comissão até 03 de julho de 2015. Tendo assim, a data de
postagem dos correios como comprovante.
OBSERVAÇÕES:
· O(a) candidato(a) poderá inscrever-se em uma única
categoria com apenas uma música;
· Não serão permitidas inscrições de músicas repetidas na
mesma categoria, a mesma será verificada no ato da inscrição. Em caso das
inscrições realizadas pela internet ou correio, a comissão organizadora entrará
em contato;
· Todas as músicas inscritas nas modalidades adultas
(Sertaneja e MPB) irão passar por uma avaliação para identificar se o estilo da
música está realmente condizente com a modalidade inscrita pelo calouro.
No ato da
inscrição os participantes deverão entregar: a) Cópia do CPF e RG (no caso dos
maiores de 18 anos); b) Para os menores de idade (07 a 17 anos): cópia dos
documentos pessoais do responsável legal, cópia da certidão de nascimento ou RG
do menor e autorização, conforme modelo postado no site da prefeitura; c) Áudio
da música na versão que será interpretada (gravada em CD ou pen-drive no caso
das inscrições realizadas pessoalmente e/ou via correio ou anexar áudio no
e-mail, no caso de inscrições realizadas via internet); d) Descrição da
tonalidade a ser interpretada pelo(a) Candidato(a); e) A letra da música,
impressa em 05 (cinco) vias no caso das inscrições realizadas pessoalmente ou
via correios. Já no caso das inscrições via internet, anexar a letra da música
ao e-mail para que seja impressa. Digitar em fonte arial, tamanho 12, titulo em
negrito, contendo o nome da música, intérprete (cantor da versão que será
apresentada) e candidato(a); f) Ficha de Inscrição devidamente preenchida; g)
Termo de uso de imagem e voz assinado, anexo a ficha de inscrição; Todas as
informações repassadas a comissão organizadora no ato da inscrição são de
devida responsabilidade do(a) candidato(a). As inscrições para o “II Festival
de Música de Nova Santa Helena” serão gratuitas.
Ao fazerem suas
inscrições para o “II Festival de Música de Nova Santa Helena” os candidatos
assumirão as seguintes responsabilidades:
a) Estar no local
dos ensaios nos dias e horários pré-estabelecidos pela comissão organizadora;
b) Apresentar-se
meia hora antes do horário previsto para o início do evento.
6 –
DOS ENSAIOS E ACOMPANHAMENTO
a) A Banda estará
à disposição dos candidatos para ensaiar nos dias 11, 12 e 13 de agosto, nos
seguintes horários:
Dia 11/08
(terça-feira): 13h às 17h e 19h às 23h;
Dia 12/08
(quarta-feira): 13h às 17h e 19h às 23h;
Dia 13/08
(quinta-feira): 08h às 12h.
b) Os ensaios
acontecerão na Câmara Municipal de Vereadores;
c) O ensaio será
organizado por ordem de chegada. Os candidatos residentes no município de Nova
Santa Helena deverão ensaiar no dia 11/08 (terça-feira). Já os candidatos
residentes em outros municípios e/ou Estados, ensaiarão entre os dias 12 e
13/08.
d) Os candidatos
terão direito a executar a música a ser interpretada duas vezes durante o
ensaio.
e) Não será
permitida a troca de músicas.
f) Aqueles que não
se apresentarem durante o período estabelecido de ensaio, estarão
automaticamente desclassificados, salvo em casos de força maior, que deverão
ser repassados e analisados pela comissão organizadora.
g) Os ensaios
serão de caráter eliminatório. Durante o ensaio, o candidato será avaliado
pelos integrantes da banda e pela Presidente da Comissão Organizadora, e, caso
não apresente o mínimo de condições (ritmo, afinação, domínio de letra e
melodia da canção a ser interpretada), o mesmo será eliminado da competição.
h) É compromisso
da Banda contratada, respeitar e tratar com profissionalismo e ética todos os
candidatos.
7. DO FESTIVAL
a) Será realizado
nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2015, às 19horas, na Praça Alice Leite
Carrara.
b) O candidato só
poderá interpretar a música que consta na ficha de inscrição. Os candidatos
inscritos deverão comparecer no máximo até 18horas e 30 minutos ao lado do
palco, onde assinarão a lista de presença.
c) A ordem de
apresentação será definida através de sorteio realizado no período vespertino
do dia 13/08, e, em seguida, será afixada na lateral do palco, no mural do
alojamento e também publicada no site da prefeitura
(www.novasantahelena.mt.gov.br).
d) Apresentações:
Dia 13 de agosto:
50% dos candidatos inscritos em cada categoria;
Dia 14 de agosto:
50% dos candidatos inscritos em cada categoria;
Dia 15 de agosto:
Final (10 candidatos de cada categoria)
e) No final das
apresentações de sexta-feira serão divulgados os 10 (dez) classificados de cada
categoria (Infanto Livre, MPB e Sertaneja) para a fase final que acontecerá no
Sábado.
f) No caso de erro
por parte da Banda, o candidato terá o direito de reiniciar a apresentação,
desde que os jurados julguem necessário. Mas, se ele estiver tocando seu
próprio instrumento, o direito será negado.
8 – DA PREMIAÇÃO
A premiação será
realizada por categoria, da seguinte forma:
Categoria Infanto
Livre
1º Lugar: R$
1.000,00 + troféu
2º Lugar: R$
600,00 + troféu
3º Lugar: R$
400,00 + troféu
Categoria MPB
Adulta:
1º Lugar: R$
2.500,00 + troféu
2º Lugar: R$
1.500,00 + troféu
3º Lugar: R$
500,00 + troféu
Categoria
Sertaneja Adulta:
1º Lugar: R$
2.500,00 + troféu
2º Lugar: R$
1.500,00 + troféu
3º Lugar: R$
500,00 + troféu
Prêmio “Destaque
da Cidade”
Para esta
premiação, concorrerão apenas os munícipes de Nova Santa Helena/MT, que não
classificarem-se entre os três primeiros lugares das categorias citadas. Será
premiado aquele que melhor representar o município, de acordo com a escolha da
Comissão Organizadora. A premiação será a seguinte:
Destaque da
Cidade: R$ 500,00 + troféu
9- DO JURI
a) Os candidatos
serão avaliados por uma comissão julgadora, formada pela organização do evento.
b) A comissão
convidará para compor a mesa do júri, profissionais com notórios conhecimentos
musicais.
c) A comissão
julgadora avaliará o desempenho do intérprete nos seguintes quesitos:
· Afinação;
· Ritmo;
· Expressão Corporal;
· Dicção;
· Fidelidade à letra da música.
d) As notas
poderão ser inteiras ou fracionadas de 5 a 10.
e) No caso de
empate, os critérios utilizados para desempatar serão os seguintes:
1º: maior nota no
quesito “Afinação”;
2º: maior nota no
quesito “Ritmo”;
3º: maior nota no
quesito “Expressão corporal”;
4º: maior nota no
quesito “Dicção”;
5º: maior nota no
quesito “Fidelidade à letra da música”.
f) Os vencedores
serão aqueles que conseguirem atingir o maior número de pontos, após a
somatória do júri.
g) O intérprete
terá o direito de acesso à nota dada pelos jurados para as suas apresentações
após o término do Festival. Porém, a decisão dos jurados é soberana e
irreversível.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A organização
do Festival informa que disponibilizará alojamento com refeitório para os
participantes e acompanhantes, porém, os mesmos devem levar seus colchões e
roupas de cama (e caso queiram preparar suas refeições, a cozinha estará à
disposição). Para alojar-se, basta preencher na ficha de Inscrição se irá ou
não utilizar do alojamento da Prefeitura Municipal. As despesas de alimentação
e transporte dos inscritos ficam por conta de cada participante, ficando a
comissão organizadora isenta de qualquer compromisso. Assim sendo, também não é
responsável por extravios e furtos de equipamentos musicais, objetos da banda
ou dos candidatos, tanto no alojamento como no local do evento;
b) À comissão
organizadora se reserva ao direito de eliminar da competição, em quaisquer de
suas fases, o candidato que:
· Comportar-se de maneira inadequada no ambiente do
alojamento;
· Tumultuar os ensaios e/ou evento;
· Depreciar os integrantes da comissão organizadora,
jurados, banda e equipe técnica.
c) Somente a
comissão organizadora poderá resolver casos omissos a este Regulamento.
d) A comissão
organizadora do “II Festival de Música de Nova Santa Helena”, coloca-se a
disposição dos candidatos para sanar dúvidas.
Nova Santa Helena,
18 de junho de 2015.
Talita Marcondes
Presidente da
Comissão Organizadora
ESTADO DE MATO
GROSSO
Prefeitura
Municipal de Nova Santa Helena
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER
Avenida Brasil, nº
107 – Centro – Nova Santa Helena – MT Cep: 78.548-000 Fone: 66-3523-1000
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