2015/04/24

Ibama para grande desmatamento no Norte do Estado

Área derrubada com correntão chegaria a 1,5 mil hectares entre Nova Maringá e Juara


Fiscais do Ibama, dentro da operação Onda Verde, cessam desmatamento que chegaria a 1500 hectares. Em área situada entre os municípios de Nova Maringá e Juara, Centro-Norte de Mato Grosso, os agentes flagraram desmatamento ilegal com uso de correntão (grande corrente que tem suas extremidades presas a dois tratores que andam simultaneamente, derrubando a floresta). Quando os fiscais chegaram, havia 617 hectares desmatados, eles pararam o que poderia se transformar em uma degradação ambiental de grandes proporções. O proprietário já foi identificado e autuado, a multa ultrapassa os R$ 3 milhões.
Essa ação marca os resultados que a instituição tem conseguido com o investimento em tecnologia. Satélites com imagens de alta resolução rastreiam a floresta 24 horas por dia em busca de alguma situação de desmatamento. Equipes em viaturas preparadas e helicópteros vão diretamente ao ponto, racionalizando tempo e diminuindo o número de agentes.  Assim que as imagens chegaram, as equipes partiram para o local, prontas para dar o flagrante e fazer os procedimentos. “A fiscalização conseguiu evitar que cerca de 900 hectares de floresta nativa caísse. Esse é um alvo muito impactante, pois o desmatamento foi feito com uso de correntão, que é a pior forma de degradação. Perdem o solo, a floresta e os animais que vivem ali.”, afirma Maria Luíza Gonçalves de Souza, responsável pela Coordenadoria de Operações de Fiscalização do Ibama (Cofis).
Foram apreendidos os dois tratores de esteira e o correntão utilizados. Tudo foi levado para o município de Juína, onde ficará depositado na prefeitura até que o processo seja concluído.  Em havendo o perdimento dos bens, eles serão doados ao município. “Temos contado com as prefeituras, que estão tomando consciência de que a floresta em pé é mais valiosa do que derrubada, elas estão do nosso lado”, comemora Marcus Keynes, superintendente do Ibama em Mato Grosso, que foi ao local entregar o auto de infração ao advogado do infrator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post