2015/01/23

MT é o estado do Centro-Oeste que mais desperdiça água, diz estudo

Falta de água no espírito santo, torneira (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Falta d'água lidera lista de reclamações ao Procon
  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Apesar dos inúmeros registros de falta d'água, Mato Grosso lidera a lista dos estados do Centro Oeste que mais desperdiçaram água potável em 2013. Conforme levantamento do Ministério das Cidades que foi divulgado nesta semana, o estado superou a média nacional em desperdício de água. O Brasil desperdiçou 37% da água tratada naquele ano e o estado, 47,2%.
Outro levantamento, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, Cuiabá é a 4ª cidade brasileira que mais desperdiça água tratada das 100 maiores cidades do país. De acordo com o Instituto Trata Brasil, 65,31% da água é perdida e o principal motivo do desperdício, segundo os dois levantamentos, são os vazamentos.

O gerente operacional da CAB Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da capital, Hélio Castro, explicou que a perda d'água em Cuiabá não é resultado apenas dos vazamentos. "Isso acontece por perda de água nas redes de destribuição e fraudes e ligações clandestinas. Estamos substituindo as redes de distribuição que eram antigas", afirmou.
A concessionária assumiu o serviço em 2012, quando o indicador de perda d'água era de quase 70%. O número caiu para 56%. Segundo Castro, já foram investidos mais de R$ 300 milhões na renovação da rede de distribuição de água. "Muitas melhorias foram feitas, mas se não houve conscientização da comunidade tudo isso tende a ser perdido", pontuou.
O morador do Bairro Osmar Cabral, João Claudino Ferreira, disse que o problema de falta de abastecimento de água na região é constante. Ele contou que já chegou a ficar mais de 20 dias sem água em casa. E para enfrentar esse problema construi um reservatório que armazena 3 mil litros d'água. "Já tivemos momentos mais críticos, tanto que foi preciso tomar essa medida de construir o reservatório, mas já chegou a acabar a água desse reservatório", contou.
A professora do departamento de engenharia sanitária e ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, Eliana Beatriz Rondon Lima, as perdas d'águas nas cidades atingem diretamente o meio ambiente, já que as fontes para o abastecimento são mananciais. Ela enfatizou ainda que a água é um recurso natural limitado e pode ficar ainda mais escasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post