Em Cuiabá, homem foi flagrado no porta-malas cobrindo a placa do veículo.
Condutor que praticar esse ato pode ser multado e ter o veículo apreendido.Do G1 MT
Homem no porta-malas de carro esconde a placa do veículo ao passar por radar em avenida de Cuiabá (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
Pelo menos 50% das imagens coletadas pelos radares e lombadas eletrônicas, instalados há cerca de um mês em Cuiabá, não possibilitam a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) a registrar o auto de infração. Segundo o secretário da pasta, Antenor Figueiredo, parte desse percentual é referente a veículos com prerrogativas que os permitem exceder o limite de velocidade indicado na região, como ambulâncias e viaturas policiais. Outra parte, porém, ainda não estimada pela secretaria, é de condutores que deliberadamente cobrem as placas para impedir a ação de fiscalização do órgão, conforme informou Figueiredo.
Em um dos casos registrados pelos radares na capital, um homem que está no porta-malas de um veículo coloca a mão para fora do carro e cobre a placa no momento em que o automóvel passa pelo radar, a 95 km/h, na Avenida Beira Rio. O flagrante foi registrado no fim do mês de agosto, às 3h29 da madrugada.
Antenor explica que apenas com as imagens das placas que foram escondidas não é possível identificar o condutor do veículo. No entanto, se um agente de trânsito flagrar a situação e conseguir chegar até o motorista, o mesmo pode ser multado e ter o veículo apreendido, afirmou o secretário. Em outro caso citado como exemplo, motociclistas chegam a se deitar no veículo para cobrir a placa traseira no momento em que a moto passava pelo equipamento de monitoramento.
Em outro flagrante, motociclista estica o braço para esconder
a placa (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
Em outras situações, a iluminação do próprio veículo na região da placa dificulta a visualização. A partir destas imagens, a SMTU deve concluir um levantamento sobre qual parcela desses flagrantes aponta que a placa foi de alguma forma escondida para evitar a multa.a placa (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
A Prefeitura de Cuiabá instalou lombadas eletrônicas nas avenidas Beira-Rio (2), Mato Grosso (2) e General Melo (1). Os radares fixos foram instalados nas avenidas Miguel Sutil (6), Beira-Rio (2) e República do Líbano (2); e os detectores de avanço semafórico foram colocados na Avenida Generoso Ponce (2) e Avenida General Melo. A sinalização de todos os equipamentos já foi instalada, segundo informações da prefeitura.
Os aparelhos para multar quem ultrapassa o sinal vermelho, entretanto, não irão funcionar entre 22h e 5h59, por uma questão de segurança aos motoristas. No entanto, se os condutores ultrapassarem a velocidade permitida, serão multados.
Secretário de trânsito informa que quem tentar esconder a placa pode ter o veículo apreendido
(Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
(Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.