2014/10/08

Sobrevivi tomando água, diz piloto resgatado após 3 dias em floresta no AC


Resgatado nesta quarta-feira (8), após três dias de busca na mata, o piloto Jonas Guilherme, de 60 anos, conta que no tempo em que ficou perdido só tomava água para não desidratar. No último domingo (5), o avião de pequeno porte, um modelo Cessna 182, pilotado por ele, fez um pouso forçado quando viajava entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre.


Com 37 anos de aviação, esta não é a primeira vez que Jonas Guilherme passa por um susto como este. "Em 81 caí com um bonanza, em 91 com outro avião. De vez em quando a gente passa por uma dessas, mas estou vivo", conta.


A aeronave partiu de Manoel Urbano por volta de 7h30 e a viagem deveria durar cerca de 22 minutos. Porém, segundo Guilherme, logo que ele levantou voo, as condições climáticas se tornaram desfavoráveis. "O tempo estava fechado, tinha um nevoeiro e eu não via nada. Aí começou o motor a pipocar (sic) e parou", lembra.

Ele diz que ainda tentou fazer um pouso forçado no Rio Macauã, na zona rural de Sena Madureira, porém, com visibilidade quase nula, não conseguiu alcançar o objetivo. "Caí dentro da mata, perto de um lago", conta.


Durante os dias que passou na mata até ser resgatado, o piloto conta que não se alimentou. "Sobrevivi tomando água, só", enfatiza.


Ele diz ainda que como havia machucado as pernas no pouso, não arriscou sair andando pela mata e ficou o tempo todo esperando o resgate. Ele foi encontrado nesta quarta, pela equipe da Polícia Militar, que fazia buscas por terra na região do lago Palmari. O piloto foi, então, levado de helicóptero para a área urbana de Sena Madureira, onde passou por exames no hospital do município.

Desde domingo (5), equipes de buscas tentavam localizar o piloto. No dia seguinte ao sumiço da aeronave, o filho dele, João Paulo Maia, de 30 anos, começou a fazer buscas a cavalo pela região. "Fui com um grupo de amigos a cavalo pela região onde falaram que o avião tinha caído e não encontramos nada", disse ao G1 na ocasião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post