ela primeira vez Mato Grosso irá contar com serviços operacionais na BR-163
DA REDAÇÃO
A partir do dia 20 de setembro, os usuários da BR-163 em Mato Grosso passam a ser assistidos pelos serviços operacionais da concessionária Rota do Oeste. Os atendimentos serão realizados pelos próximos 30 anos a todos que transitam pelo trecho entre a divisa com Mato Grosso do Sul, no município de Itiquira (MT), até Sinop (MT).
São 855 quilômetros que passam a ter inspeção de tráfego 24 horas por dia, além de 18 ambulâncias, 26 guinchos, 10 caminhões-pipa e de apreensão de animais e 18 bases de atendimento aos usuários à disposição a qualquer hora todos os dias. Além disso, os usuários poderão se comunicar gratuitamente com a Concessionária pelo telefone 0800-065-0163.
Os serviços implantados são inéditos no Estado e deverão ter impacto direto na qualidade e segurança da BR-163. Serão 497 pessoas mobilizadas, sendo 280 contratados diretamente e 216 de forma indireta.
Todos os atendimentos serão realizados a partir de um moderno Centro Controle Operacional (CCO), localizado em Cuiabá, responsável por identificar o recurso mais perto do usuário e acionar o serviço de atendimento.
O requerimento de serviço poderá ser feito pelo próprio usuário por meio do telefone 0800 065 0163 ou por inspetores de tráfego, que, ao identificar algum incidente, deve comunicar o CCO. Para o segundo ano de concessão, o CCO será responsável também por monitorar as quase 500 câmeras espalhadas pela rodovia.
O diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, afirma que a partir do dia 20, Mato Grosso passa a ter um sistema de atendimento ao usuário que irá transformar a realidade atual da rodovia. “Com os serviços que iremos oferecer, ninguém mais estará sozinho na BR-163 em Mato Grosso. Com isso, mais vidas serão salvas, acidentes poderão ser evitados e a tráfego de veículos terá melhor fluidez”.
Entre os serviços disponíveis, o atendimento pré-hospitalar é um dos mais aguardados pela população. Serão 18 ambulâncias, sendo 13 de resgate e cinco UTIs móveis disponíveis para socorrer vítimas em casos de acidentes.
Os veículos são equipados com instrumentos hospitalares e de resgate, e ocupados por três profissionais. As ambulâncias de resgate são tripuladas por dois socorristas e um condutor, e as ambulâncias UTI contam com um médico, um enfermeiro e um condutor para o socorro em casos mais graves.
Além do atendimento pré-hospitalar, os veículos também estão qualificados para fazer remoção de vítimas que ficam presas às ferragens, substituindo o trabalho hoje realizado pelo por Corpo de Bombeiros.
Os socorridos serão encaminhados para o hospital mais próximo que possua recursos para atendê-lo. Para identificar estes locais, a concessionária fez o mapeamento da estrutura médico-hospitalar de todo o trecho concedido e estará em contato diário para atualização das condições de atendimento.
Os recursos estarão disponíveis nas bases de atendimentos instaladas a cada 50 km às margens da rodovia.
Serviços oferecidos a partir de 20 de setembro:
Atendimento pré-hospitalar
Um total de 18 ambulâncias ficará de prontidão para atender vítimas de acidentes ao longo da BR-163. Cinco delas são UTIs, ou seja, contam com um médico em sua tripulação, além de um enfermeiro e um motorista socorrista. Nas ambulâncias de atendimento, a tripulação também é de três pessoas, sendo dois enfermeiros e um motorista socorrista. Cada ambulância ficará estrategicamente em uma base de atendimento, a fim de chegar com maior agilidade no local do acidente.
Inspeção de Tráfego
A cada 90 minutos uma viatura da Rota do Oeste poderá ser vista passando por um determinado local. Isso porque 19 veículos estarão constantemente circulando pela rodovia para inspecionar o tráfego e as condições na pista e na faixa de domínio.
O trabalho dos inspetores de tráfego é para evitar que incidentes e acidentes aconteçam ou para o acionamento mais rápido de atendimento, quando necessário. Eles trabalham com radiocomunicador e estão constantemente conectados com as bases de atendimento e com o CCO.
O diretor de operações da concessionária, Fábio Abritta, explica que todos os integrantes das equipes de operacionais passaram por capacitação e foram treinados para agir de maneira rápida e eficiente.
“Os inspetores, por exemplo, estão qualificados para identificar situações que podem vir a causar algum impacto no fluxo normal, como animais de grande porte à margem da rodovia ou um veículo impedindo o tráfego”, disse.
Socorro Mecânico
No intuito de evitar acidentes e possibilitar que os usuários recebam atendimento adequado, serviços de resgate mecânico serão oferecidos ao longo da BR-163. Os guinchos são responsáveis por fazer a remoção de veículos que por algum motivo não podem se locomover. São 18 guinchos leves, para veículos de passeio, e oito guinchos pesados, para caminhões e carretas.
Os usuários que precisarem de socorro poderão acionar o serviço pelo 0800 ou esperar até que o veículo de inspeção de tráfego passe pelo local e solicite o serviço. A remoção será feita até o posto de serviço mais próximo para que o proprietário fique em local seguro até a contratação de um serviço especializado. Além de garantir a segurança, a remoção também evita que um acidente seja provocado pelo veículo parado na pista ou no acostamento.
Caminhão para apreensão de animais
Acidentes poderão ser evitados com a atuação dos caminhões para apreensão de fauna. Cinco veículos possuem capacidade para fazer a captura de animais de grande porte que circulam pela rodovia ou feridos. Estes animais serão apreendidos e levados para o local mais adequado.
No caso de equinos e bovinos, por exemplo, serão conduzidos até centro de zoonoses do município, onde aguardarão o resgate por parte do proprietário. Animais encontrados com algum tipo de ferimento serão levados para os hospitais ou clínicas veterinárias.
Caminhões Pipa
O elevado índice de queimadas e incêndios em Mato Grosso motivou a aquisição de cinco caminhões pipa que serão utilizados no combate ao fogo às margens da rodovia ou na lavagem da pista, quando necessário.
Bases SAU de atendimento
Os usuários poderão contar com o apoio de 18 bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) localizadas ao longo de todo o trecho concedido. Elas estão instaladas a cada 50 quilômetros e antes de cada uma haverá placa para comunicar a presença de um ponto de atendimento.
As bases abrigam as equipes e seus instrumentos de trabalho que atuam na BR-163 e também atendem os usuários que precisam fazer algum comunicado, sugestões ou reclamações.
Sistema de Monitoramento Eletrônico
Em um prazo de um ano meio, toda a BR-163 sob concessão estará monitorada eletronicamente por meio de câmeras. Serão 499 unidades instaladas a cada dois quilômetros que irão monitorar o tráfego 24 horas por dias. As imagens serão transmitidas simultaneamente para o CCO, onde os operadores irão acompanhar e identificar pontos de interrupção no trânsito, acidentes ou outros eventos que possam atrapalhar a fluidez.
O contorno de Cuiabá, porém, ainda este ano será 100% monitorado. As câmeras já estão sendo instaladas e até dezembro as imagens estarão disponíveis. Enquanto não há energia elétrica e cabo de fibra ótica ao longo de todo trecho concedido, as câmeras irão funcionar a partir de placas solares e as informações transmitidas via rádio.
Com as imagens da rodovia, o CCO poderá manter os usuários informados sobre o trânsito com o envio de comunicados por meio dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) fixos e móveis. Os painéis móveis chegam ainda este mês na concessionária e os fixos serão instalados a partir de fevereiro de 2015.
Ouvidoria
Outro recurso disponível aos usuários será a Ouvidoria. Por meio do telefone 0800 065 0163 será possível solicitar informações, orientações ou registrar reclamações, elogios e sugestões. Todos os atendimentos serão registrados e encaminhados para área correspondente e em um prazo de cinco dias úteis o usuário terá um posicionamento da concessionária sobre seu caso. Para os usuários com problemas auditivos o número para atendimento é 0800 642 0163.
Outro meio para acessar a ouvidoria é o site da concessionária www.rotadooeste.com.br ou pelos livros de registro localizados nas bases Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU).
São 855 quilômetros que passam a ter inspeção de tráfego 24 horas por dia, além de 18 ambulâncias, 26 guinchos, 10 caminhões-pipa e de apreensão de animais e 18 bases de atendimento aos usuários à disposição a qualquer hora todos os dias. Além disso, os usuários poderão se comunicar gratuitamente com a Concessionária pelo telefone 0800-065-0163.
Os serviços implantados são inéditos no Estado e deverão ter impacto direto na qualidade e segurança da BR-163. Serão 497 pessoas mobilizadas, sendo 280 contratados diretamente e 216 de forma indireta.
Todos os atendimentos serão realizados a partir de um moderno Centro Controle Operacional (CCO), localizado em Cuiabá, responsável por identificar o recurso mais perto do usuário e acionar o serviço de atendimento.
O requerimento de serviço poderá ser feito pelo próprio usuário por meio do telefone 0800 065 0163 ou por inspetores de tráfego, que, ao identificar algum incidente, deve comunicar o CCO. Para o segundo ano de concessão, o CCO será responsável também por monitorar as quase 500 câmeras espalhadas pela rodovia.
O diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, afirma que a partir do dia 20, Mato Grosso passa a ter um sistema de atendimento ao usuário que irá transformar a realidade atual da rodovia. “Com os serviços que iremos oferecer, ninguém mais estará sozinho na BR-163 em Mato Grosso. Com isso, mais vidas serão salvas, acidentes poderão ser evitados e a tráfego de veículos terá melhor fluidez”.
Entre os serviços disponíveis, o atendimento pré-hospitalar é um dos mais aguardados pela população. Serão 18 ambulâncias, sendo 13 de resgate e cinco UTIs móveis disponíveis para socorrer vítimas em casos de acidentes.
Os veículos são equipados com instrumentos hospitalares e de resgate, e ocupados por três profissionais. As ambulâncias de resgate são tripuladas por dois socorristas e um condutor, e as ambulâncias UTI contam com um médico, um enfermeiro e um condutor para o socorro em casos mais graves.
Além do atendimento pré-hospitalar, os veículos também estão qualificados para fazer remoção de vítimas que ficam presas às ferragens, substituindo o trabalho hoje realizado pelo por Corpo de Bombeiros.
Os socorridos serão encaminhados para o hospital mais próximo que possua recursos para atendê-lo. Para identificar estes locais, a concessionária fez o mapeamento da estrutura médico-hospitalar de todo o trecho concedido e estará em contato diário para atualização das condições de atendimento.
Os recursos estarão disponíveis nas bases de atendimentos instaladas a cada 50 km às margens da rodovia.
Serviços oferecidos a partir de 20 de setembro:
Atendimento pré-hospitalar
Um total de 18 ambulâncias ficará de prontidão para atender vítimas de acidentes ao longo da BR-163. Cinco delas são UTIs, ou seja, contam com um médico em sua tripulação, além de um enfermeiro e um motorista socorrista. Nas ambulâncias de atendimento, a tripulação também é de três pessoas, sendo dois enfermeiros e um motorista socorrista. Cada ambulância ficará estrategicamente em uma base de atendimento, a fim de chegar com maior agilidade no local do acidente.
Inspeção de Tráfego
A cada 90 minutos uma viatura da Rota do Oeste poderá ser vista passando por um determinado local. Isso porque 19 veículos estarão constantemente circulando pela rodovia para inspecionar o tráfego e as condições na pista e na faixa de domínio.
O trabalho dos inspetores de tráfego é para evitar que incidentes e acidentes aconteçam ou para o acionamento mais rápido de atendimento, quando necessário. Eles trabalham com radiocomunicador e estão constantemente conectados com as bases de atendimento e com o CCO.
O diretor de operações da concessionária, Fábio Abritta, explica que todos os integrantes das equipes de operacionais passaram por capacitação e foram treinados para agir de maneira rápida e eficiente.
“Os inspetores, por exemplo, estão qualificados para identificar situações que podem vir a causar algum impacto no fluxo normal, como animais de grande porte à margem da rodovia ou um veículo impedindo o tráfego”, disse.
Socorro Mecânico
No intuito de evitar acidentes e possibilitar que os usuários recebam atendimento adequado, serviços de resgate mecânico serão oferecidos ao longo da BR-163. Os guinchos são responsáveis por fazer a remoção de veículos que por algum motivo não podem se locomover. São 18 guinchos leves, para veículos de passeio, e oito guinchos pesados, para caminhões e carretas.
Os usuários que precisarem de socorro poderão acionar o serviço pelo 0800 ou esperar até que o veículo de inspeção de tráfego passe pelo local e solicite o serviço. A remoção será feita até o posto de serviço mais próximo para que o proprietário fique em local seguro até a contratação de um serviço especializado. Além de garantir a segurança, a remoção também evita que um acidente seja provocado pelo veículo parado na pista ou no acostamento.
Caminhão para apreensão de animais
Acidentes poderão ser evitados com a atuação dos caminhões para apreensão de fauna. Cinco veículos possuem capacidade para fazer a captura de animais de grande porte que circulam pela rodovia ou feridos. Estes animais serão apreendidos e levados para o local mais adequado.
No caso de equinos e bovinos, por exemplo, serão conduzidos até centro de zoonoses do município, onde aguardarão o resgate por parte do proprietário. Animais encontrados com algum tipo de ferimento serão levados para os hospitais ou clínicas veterinárias.
Caminhões Pipa
O elevado índice de queimadas e incêndios em Mato Grosso motivou a aquisição de cinco caminhões pipa que serão utilizados no combate ao fogo às margens da rodovia ou na lavagem da pista, quando necessário.
Bases SAU de atendimento
Os usuários poderão contar com o apoio de 18 bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) localizadas ao longo de todo o trecho concedido. Elas estão instaladas a cada 50 quilômetros e antes de cada uma haverá placa para comunicar a presença de um ponto de atendimento.
As bases abrigam as equipes e seus instrumentos de trabalho que atuam na BR-163 e também atendem os usuários que precisam fazer algum comunicado, sugestões ou reclamações.
Sistema de Monitoramento Eletrônico
Em um prazo de um ano meio, toda a BR-163 sob concessão estará monitorada eletronicamente por meio de câmeras. Serão 499 unidades instaladas a cada dois quilômetros que irão monitorar o tráfego 24 horas por dias. As imagens serão transmitidas simultaneamente para o CCO, onde os operadores irão acompanhar e identificar pontos de interrupção no trânsito, acidentes ou outros eventos que possam atrapalhar a fluidez.
O contorno de Cuiabá, porém, ainda este ano será 100% monitorado. As câmeras já estão sendo instaladas e até dezembro as imagens estarão disponíveis. Enquanto não há energia elétrica e cabo de fibra ótica ao longo de todo trecho concedido, as câmeras irão funcionar a partir de placas solares e as informações transmitidas via rádio.
Com as imagens da rodovia, o CCO poderá manter os usuários informados sobre o trânsito com o envio de comunicados por meio dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) fixos e móveis. Os painéis móveis chegam ainda este mês na concessionária e os fixos serão instalados a partir de fevereiro de 2015.
Ouvidoria
Outro recurso disponível aos usuários será a Ouvidoria. Por meio do telefone 0800 065 0163 será possível solicitar informações, orientações ou registrar reclamações, elogios e sugestões. Todos os atendimentos serão registrados e encaminhados para área correspondente e em um prazo de cinco dias úteis o usuário terá um posicionamento da concessionária sobre seu caso. Para os usuários com problemas auditivos o número para atendimento é 0800 642 0163.
Outro meio para acessar a ouvidoria é o site da concessionária www.rotadooeste.com.br ou pelos livros de registro localizados nas bases Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU).
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