2014/04/09

Pergunta sobre dupla sertaneja em concurso de MT causa polêmica


Questão 35 da prova da Empaer era sobre artistas de Mato Grosso.
Para professor, bancas confundem atualidades com entreteUma pergunta inusitada chamou a atenção no concurso público da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), realizado no último domingo (6) no estado, e foi alvo de críticas. A questão de número 35 queria saber qual o nome artístico de uma dupla sertaneja de Mato Grosso que se destaca na música sertaneja de raiz formada pelos cantores João Sérgio Batista Correa Filho e Hilton Cesar Serafim da Silva.

'Eu erraria essa [questão] porque eu não me atento muito a esse tipo de atualidades “, disse André Fontone, responsável por um cursinho na capital. Entre as alternativas, a resposta certa seria a letra A (João Carreiro e Capataz). Porém, muitos alunos de um cursinho preparatório não sabiam e não aceitaram a questão. “Porque na prática não vai usar isso em nada na função. Acho que acaba desmerecendo um pouco a função de fiscal, no caso”, disse um dos alunos.

No edital do concurso, o tema 'Atualidades' fala apenas que um dos assuntos que poderiam ser cobrados na prova era música.
Quem estuda mais de 6 horas por dia para ser aprovado em um concurso acha que algumas bancas deveriam explorar conteúdos mais relevantes. Em provas de concursos públicos no Brasil é cada vez mais comum encontrar perguntas que os candidatos julgam desnecessárias. Além de música, algumas questões falam sobre humor, celebridades e curiosidades que circulam pela internet.
Para o professor de atualidades Marcelo Alonso, alguns organizadores de provas fazem confusão entre atualidades e entretenimento. “Protestos no Brasil, protestos na Venezuela, crise na Ucrânia, o programa Mais Médicos e os problemas na Petrobras são questões mais pertinentes”, opinou.

A Empaer informou que os candidatos podem recorrer da questão. O prazo termina à meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post