O
foco da comitiva Estradeiro BR-163, na terça (19), foi o trecho entre
Guarantã do Norte, em Mato Grosso, e Novo Progresso, no Pará. Dentre os
322 quilômetros percorridos na rodovia federal, 28 ainda não possuem
pavimentação e, alguns trechos concluídos no final de 2010, já
necessitam de reparos.
Entre
os dois municípios, estão localizados cinco lotes licitados em 2008,
que estão sob a responsabilidade de diferentes empresas. O primeiro, com
54 quilômetros, do 9º Batalhão Engenharia Construção (BEC), já está
concluso, assim como os 71 quilômetros da empreiteira JM e os 67
quilômetros da CONTERN. Já dos 102 quilômetros do consórcio CAL, na
região da Serra do Cachimbo, 14 ainda aguardam pavimentação e a
construção de uma ponte.
O
trecho de responsabilidade da empreiteira Três Irmãos é o mais
complicado, com obras sem regularidade. Os 68 quilômetros são recortados
por pedaços com pavimentação, outros em terraplanagem, e outros ainda
em escavação. “Somando, há 14 quilômetros do trecho sem pavimento,
algumas porções com asfalto antigo, e uma recente ainda sem
sinalização”, explica Edeon Vaz, diretor executivo do Movimento
Pró-Logística.
A
necessidade de adicionar outros seis centímetros de massa asfáltica em
trechos já prontos também foi pontuada pelo diretor executivo. Segundo
ele, estudos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e
Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária (Imea), já mostraram que
com o volume de carga que passará pela BR-163 nos próximos anos a
rodovia será deteriorada. “Toda a BR-163 precisa de um reforço. O
projeto inicial previa uma pavimentação com espessura de 12 centímetros,
mas as obras foram licitadas com menos para reduzir custos.”
Volume
de grãos – Já para 2014, Aprosoja e Movimento Pró-Logística esperam que
3 milhões de toneladas saiam pelo norte, pela BR-163. Destas, 800 mil
toneladas pela rodovia federal até Santarém, e outras 2,2 milhões de
toneladas fazendo o transbordo na ETC da Bunge, no distrito de
Miritituba, e seguindo via hidrovia até Santarém.
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