2013/03/10

. festa do dia internacional da mulhar em nova guarita

A prefeitura municipal de nova guarita, por meio das Secretarias de Assistência Social e Cultura comemoraram nesta sexta feira (08), as 13h30, no pavilhão comunitário da cidade, o Dia Internacional da Mulher, com festa e informação.
 O evento contou com as participações da primeira dama Ivete oliveira Endler, e sua equipe do cras e a vereadora marta representando o por Poder legislativo.
            Após suas palavras de boas vindas, a  Vera assistente social lei uma linda mensagem para        Mais de 300 mulheres compareceram ao encontro e, participaram de palestras, receberam balões com bilhetes para participar de uma brincadeira que foi apresenta pela Psicóloga Marlene após a
 Apresentação da brincadeira, a psicóloga Marlene explicou  e os Significados, empolgou todos os presentes,. Em seguida
a palestrante vera falou sobres o dia internacional da mulher e  contou   COMO TUDO COMEÇOU
                      
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte-americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
             A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
             Porém, há 100 anos, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
              Pode-se dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.

 A vereadora marta falou do verdadeiro papel que a mulher vem assumindo na sociedade, "pelo trabalho que desenvolve, procurando sempre construir em todos os espíritos de conquista e de solidariedade, lutando por uma sociedade ética e humanizada, assim são vocês mulheres". Acrescentou ainda que o objetivo maior do evento foi de levar as mulheres, as mães  e convidadas a uma reflexão do quanto elas são importantes no meio em que estão inseridas. Vereadora marta fez questão de ressaltar que as secretarias fizeram um grande esforço para a realização do evento. Foi apresenta mulheres Empreendedoras. De nova guarita. Em seguida foi realizado sorteio de brindes e servido um delicioso lanche a todos os presentes 
            A secretária de assistência social, vera, após cumprimentar a primeira-dama pela louvável iniciativa, enfatizou que o dia Internacional da Mulher, é uma data muito especial, e que esse momento representa uma verdadeira conquista a todas. “Hoje é um dia muito especial para as mulheres de todo o mundo, pois é uma data especialmente dedicada a esse ser batalhadora e que não tem nada de frágil e sim de lutadora. No dia 8 de março, as mulheres de todo o mundo celebram o dia instituído para homenagear suas conquistas. E o que começou como movimento de reivindicação, hoje se transforma em dia de comemoração e muito trabalho.
Após o agradecimento final, a primeira dama Ivete foi abraçando-as e comprimentando dandos os parabens,  as   mulheres ali presente,
Um gesto de muito carinho.
 fote: ng noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post