2023/07/24

Alckmin vai levar a Lula lei que acaba com a pesca profissional em MT", diz Wilson


O vice-presidente recebeu comitiva de Mato Grosso para tratar do Transporte Zero


Terminou agora a pouco, a reunião entre a comitiva de Mato Grosso, liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin  (PSB). Em pauta, a tentativa de apoio contra a lei estadual da lei 12.197/2023, que proíbe o transporte, armazenamento e venda do pescado de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.

Wilson apresentou argumentos que colocam em xeque  a legislação estadual, de iniciativa do Governo e sancionada na última sexta-feira (21), pelo governador Mauro Mendes.


"Entregamos ao presidente Alckmin documentos que comprovam a impossibilidade da lei estadual se manter em vigor, como por exemplo: estudos da Embrapa Pantanal e de outros cientistas comprovando que não há quebra do estoque pesqueiro nos rios que compõem a bacia do Alto Paraguai, onde estão os rios de Mato Grosso, como diz o Governo para sustentar a necessidade de sua lei. Também a Lei Nacional da Pesca (11.959/2009), que garante em seu artigo 3° a permanência e continuidade da pesca artesanal/profissional em todo o país, como fonte de renda e subsistência dos pescadores. Proibir o transporte, armazenamento e venda do pescado é pôr ponto final nesta profissão", explicou o deputado.


"Mostrando também que não houve consulta ao Conselho Estadual da Pesca por parte do Governo, como deveria ocorrer; tampouco aos povos originários como manda a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Apresentamos ainda, pareceres técnicos da Embrapa Pantanal e do Ministério da Pesca que condenam a lei estadual. Foram trinta minutos de reunião e ao final, Alckmin  disse que nossa luta é justa e que se reunirá com o Ministro da Pesca, André de Paula, ainda hoje para tratar do tema, e posteriormente levará o caso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva", completou.


Participaram da reunião a presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso (ASP-MT), Nilma Silva, e a ex-senadora Serys Slhessarenko, quem articulou a reunião. 


"Esperamos que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula se sensibilizem com este tema para que consigamos manter a pesca artesanal/profissional ativa em nosso estado. Não podemos permitir que uma das profissões mais antigas do mundo e a responsável pelo sustento de aproximadamente 60 mil famílias em toda a cadeia produtiva da pesca em nosso estado, seja extinta de uma hora para outra. A lei estadual permite a pesca esportiva e não temos nada contra esta modalidade. Todo tipo de pesca pode conviver de forma amistosa e respeitosa em nosso estado. Não podemos acabar com esta atividade milenar que gera tantos empregos diretos e indiretos", disse Nilma Silva.

Robson Fraga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post