2023/06/18

Conhecimento: Polícia Civil de MT destaca evolução do uso de drones em workshop em Brasília

 

Policiais civis de Mato Grosso foram destaque durante 3° Workshop UAS para Órgãos de Segurança Pública
Assessoria | Polícia Civil-MT


A | A
A Polícia Civil de Mato Grosso marcou presença no 3° Workshop UAS para Órgãos de Segurança Pública, realizado entre os dias 13 a 15 de junho, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O encontro, que reuniu Forças de Segurança de todo país, foi realizado em Brasília.

No evento, três policiais civis, sendo dois investigadores e um delegado, representaram a Polícia Civil de Mato Grosso, demonstrando a evolução e a empregabilidade de uso de drones na instituição, além da importância do uso do equipamento nas investigações desenvolvidas pelas unidades policiais.

No segundo dia de curso, o investigador Saviano Schwarz Santos apresentou a organização e metodologia do Curso de Piloto de UAS Básico, realizado na Academia de Polícia Civil, formas de utilizações da UAS, projeções da instituição e dificuldades encontradas na implementação das aeronaves remotamente pilotadas.

Saviano destacou que o workshop é uma grande oportunidade para a troca de experiências entre as instituições e que estava muito honrado em representar a Polícia Civil de Mato Grosso e contribuir com o evento, mesmo tendo iniciado os trabalhos há menos de um ano.

“Além de podermos tirar as dúvidas com os órgãos reguladores, as trocas de experiências estreitam os laços entre os participantes e ampliam as possibilidades de uso das UAS na instituição" destacou o investigador.


Dando continuidade a apresentação, o investigador Dionísio Bareiro Neto apresentou um caso onde a UAS foi fundamental para a investigação realizada no interior do estado, sendo possível monitorar a residência de um alvo de busca sem expor a equipe. “Conseguimos obter o resultado esperado, que sem a aeronave remotamente pilotada seria impossível obter esse desfecho”, ressaltou.

O delegado Marcos Paulo, finalizou a apresentação com um caso em que os dados levantados com o uso da UAS foram juntados em uma representação por busca e apreensão, fazendo com que tanto o Membro do Ministério Público quanto a autoridade judicial deferissem o pedido de forma célere, além de terem destacado o uso de UAS nas diligências investigativas realizadas pela PJCMT.

“Salienta-se que a equipe se utilizou de moderna ferramenta para a constatação de elementos que justifiquem a medida, tais como voos de drone” e “a autoridade policial juntou aos autos imagens capturadas por drones devidamente registradas no SARPAS e autorizados pelo DECEA, onde é possível visualizar uma caminhonete compatível com o relatório de investigação”, diz o trecho da decisão.

O 1° Ten Esp CTA Fabio Augusto Lima Rennó, do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, destacou a importância de Polícia Civil pela busca por conhecimento e comprometimento nas adequações das normas nacionais para o uso das UAS.



O organizador Capitão Eduardo Costa, do DECEA/FAB, destacou a apresentação dos policiais civis de Mato Grosso, que percorreram mais de mil quilômetros para participar do evento no Distrito Federal. “Vieram buscar conhecimento sobre os UAS e acabaram ensinando mais que imaginam a todos os presentes neste encontro”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post