Quem usa patinetes e bicicletas elétricas para se locomover pela cidade tem que ficar atento a algumas regras específicas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para deixar mais clara a diferença entre ciclomotor, veículo autopropelido, bicicleta elétrica e motocicletas.
Ciclomotores têm duas ou três rodas e a velocidade máxima é de 50 quilômetros por hora, como a mobilete e a bicimoto.
Já os veículos autopropelidos podem ter uma ou mais rodas e a velocidade máxima é de 32 quilômetros por hora. Exemplos são skates e patinetes elétricos.
Segundo o instrutor de direção Rogério Nogueira o texto traz novidades quanto à potência e à velocidade desses veículos.
Os veículos autopropelidos, assim como bicicletas elétricas, não exigem habilitação, mas existem regras de segurança, alerta o instrutor.
A resolução começa a valer em julho. Bicicletas elétricas, patinetes e outros veículos autopropelidos não precisam ser registrados. Já os ciclomotores que estão sem registro podem ser regularizados entre 1° de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2025.
Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.