O desaparecimento deve ser comunicado imediatamente, especialmente em casos de crianças e adolescentes
A equipe do Núcleo de Pessoas Desaparecidas, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá, localizou na terça-feira (30.05) um adolescente que estava desaparecido desde a semana passada, em Várzea Grande.
A família do menor Wesley Mateus, de 17 anos, procurou a Polícia Civil na última segunda-feira (28) e comunicou o desaparecimento, quando foi registrado um boletim de ocorrência e produzido cartaz para divulgação. O adolescente saiu de sua residência, no bairro Ponte Nova, em Várzea Grande, na sexta última sexta-feira, dizendo que iria à casa de uma amiga e, desde então, não foi mais visto.
O menor tem deficiência auditiva e de fala.Nesta terça-feira, uma intérprete de Libras reconheceu a vítima por meio dos cartazes divulgados em redes sociais e comunicou a equipe do Núcleo de Pessoas Desaparecidas (NPD).
O adolescente foi encontrado em um conjunto de quitinetes, na região da Grande Morada da Serra, e encaminhado pela equipe policial aos familiares, que se emocionaram com o reencontro.
Registro imediato
A equipe do NPD orienta que o desaparecimento deve ser comunicado imediatamente, tão logo familiares notem a ausência da pessoa. E quando se tratar de crianças e adolescentes, quanto mais tempo leva a comunicação, maior é o risco e vulnerabilidade a que a vítima fica exposta. O boletim de ocorrência deve ser registrado o mais rápido possível, em qualquer caso, independente da idade. Entretanto, os casos de crianças e adolescentes desaparecidos devem ter prioridade.
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP de Cuiabá movimenta o maior número de registros de pessoas desaparecidas no estado e também dá apoio às demais unidades da Polícia Civil do estado nas investigações.
Em maio, o Núcleo registrou 60 ocorrências de desaparecimento de pessoas de todas as idades, sendo que destes, 41 foram localizados. A maior parte das ocorrências está concentrada na faixa etária entre 18 e 59 anos.
Atualizada para correção de informação no número localizados pelo NPD, no mês de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.