2023/03/14

CRIME CONTRA A HONRA – Alunas universitárias que debocharam de colega por causa da idade poderão ser processadas por injúria e violência psicológica

 Segundo advogado criminalista, caso a vítima mova um processo, as três estudantes poderão sofrer punições criminais




SÃO PAULO – As três estudantes de uma universidade particular em Bauru (SP) que debocharam da idade de uma colega de turma, de 44 anos, podem responder na Justiça pelos comentários. O vídeo com a ofensa viralizou nas redes sociais.


O advogado criminalista Adib Abdouni afirma que o comentário das estudantes "pode ser considerado um crime contra a honra". As estudantes só estarão sujeitas a uma punição caso seja feita representação contra elas.


As alunas têm mais de 18 anos e podem, em tese, responder por difamação, injúria e violência psicológica, com base no Código Penal. 


Difamação: é atribuir um fato ofensivo à reputação de alguém para desmerecer publicamente essa pessoa, explica Abdouni. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa.


Injúria: consiste em "ofender a dignidade da pessoa", expondo defeitos ou uma opinião que a desqualifique e atinja sua honra e moral. A pena é de detenção de um a seis meses ou multa.


Violência psicológica: segundo o advogado, ocorre quando a conduta causa dano emocional à pessoa devido ao constrangimento. Pode levar à pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa.


É possível que as estudantes escapem de detenção caso se retratem publicamente, pelos mesmos meios onde a ofensa foi praticada, ou seja, as redes sociais. Caso sejam sentenciadas, também existe a possibilidade de responderem em liberdade: a Justiça pode aplicar as chamadas "penas restritivas de direito", como prestação de serviço à comunidade.



Autor: Laís Seguin - UOL Notícias

Fonte: UOL Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post