A transferência, também conhecida como redimensionamento, faz parte da mudança do chamado primeiro ciclo
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) suspendeu a transferência de alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede estadual e que teriam como destino a rede municipal no ano letivo de 2023. O motivo foi a pressão dos pais contrários à medida.
A transferência, também conhecida como redimensionamento, faz parte da mudança do chamado primeiro ciclo. Isso é, o 1º ao 5º ano deixará de ser ofertado pelo estado e passará para a administração do município.
O decreto que estabeleceu a mudança é de 2020, primeiro ano da pandemia, quando as aulas presenciais estavam suspensas. Os pais, contudo, acusam o governo de tentar atropelar o cronograma e querer fazer a mudança às pressas.
Segundo eles, o texto do decreto estabelece 2027 como o ano para a finalização de todo o processo. Contudo, o governo não tem respeitado o prazo, alegam.
Concélio Ribeiro Júnior, 52, coordenador da comissão de pais, criada para fazer frente à proposta, disse que o Estado não fez o redimensionamento de nenhuma série no ano de 2020, 2021 e 2022, mas quer executar 3 somente no próximo ano letivo. Ele é pai de dois filhos que estudam na Escola Estadual Souza Bandeira.
“Eles tinham que tirar o 1º ano, depois o 2º e o 3º. Esse ano eles querem tirar duas, 1º e 2º ano, e ano que vem tirar o 3º, 4º e o 5º” explica. “Nós não aceitamos. Lutamos para colocar nossos filhos lá naquela escola [Souza Bandeira].
De acordo com Concélio, a mudança repentina é uma “coisa muito bruta com o psicológico das crianças”. “Foi onde convencemos o secretário Amauri a concordar e manter [a matrícula] das crianças no Souza Bandeira”, revela.
O pai conta também que o “Estado escondeu” durante todo esse tempo a mudança. “Não avisou os diretores, não pediu para comunicar os pais. A sociedade, os pais, a comunidade não sabia”, pontua.
Ele garante que continuará
lutando em 2023 para que seus filhos terminem o ciclo na escola atual e diz
que, agora, lutará para manter do 1º até o 9º ano no Souza Bandeira. “Vamos
lutar para manter e eu creio que nós vamos vencer”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.