Com umidade relativa do ar
oscilando entre 10% e 11% e termômetros marcando até 47ºC na região central, Cuiabá teve o dia mais quente do ano nesta quarta-feira, segundo o 9º Distrito de Meteorologia, que lembra ainda a inexistência de possibilidade de chuva até sexta-feira e a permanência do calor em torno dos 40ºC. Diretora da central de monitoramento, Marina Padilha pontua que os termômetros do Distrito marcaram temperaturas mais amenas, próximas a 41ºC, mas destaca que os equipamentos ficam em locais cobertos e ainda assim essa foi a maior temperatura registrada em 2015.
Já os termômetros das ruas da Capital ficam expostos, sem nenhuma proteção, recebendo diretamente os raios solares, a exemplo do que ocorre com as pessoas que trabalham desprotegidas, como ambulantes, carteiros, lixeiros, agentes de saúde, profissionais vinculados à construção civil, entre outros. O médico Euze Carvalho frisa que nessa época do ano é importante que os empregadores tenham sensibilidade e busquem alternativas, como horários diferenciados, para que os funcionários desempenhem as suas funções.
Destaca que a baixa umidade relativa do ar provoca problemas respiratórios, aumenta a sensação de fadiga física e desconforto, assim como o calor intenso. As reações acometem mesmo as pessoas que não ficam em exposição direta ao sol, especialmente entre às 10h e 16h, período considerado mais crítico do dia. “O maior problema é relacionado às questões respiratórias. Temos que lembrar ainda que a exposição ao sol sem proteção pode ocasionar doenças graves como o câncer de pele”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.