2015/09/07

Hospital de Câncer em MT enfrenta dificuldades e pede ajuda à sociedade

Hospital de Câncer em MT enfrenta dificuldades e pede ajuda à sociedade     Os municípios que compõem o Consórcio
Intermunicipal da Região Norte de Mato Grosso (CISRNM) aprovaram o novo modelo de gestão do Hospital Regional de Colíder, por meio de convênio. A aceitação da proposta apresentada pelo Governo do Estado foi unânime entre os prefeitos. Fazem parte do Consórcio os municípios de Colíder, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte.
Durante o encontro, realizado na sexta-feira (04.09), o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, debateu com os gestores municipais as principais dificuldades encontradas na unidade hospitalar. Conforme explicou o secretário, com o convênio o Estado arcará com o suporte financeiro, ordenamento jurídico e cooperação técnica. “Estávamos ansiosos para dar uma solução ao Hospital Regional de Colíder e hoje avançamos rumo ao nosso objetivo. A nossa perspectiva é que a gente concretize o convênio o quanto antes”.
Nos próximos dias o plano operativo para o convênio será elaborado e no início de outubro a referência cooperativa deve ser apresentada aos gestores municipais para apreciação. O modelo de convênio junto aos Consórcios Intermunicipais vem sendo utilizado pela atual gestão do Estado para o fortalecimento e regionalização da saúde em Mato Grosso. Até o momento, o Estado já assinou seis convênios com consórcios e um hospital referência.
As contas pendentes do Hospital Regional de Colíder estão sendo pagas e, atualmente, todos os servidores e prestadores de serviços estão com os salários em dia, frisou o gestor estadual. No total, R$ 890 mil começaram a ser pagos na quinta-feira (03.09) e devem ser finalizados até dia terça-feira (08.09). “Queremos tranquilizar os prefeitos que, ao assumir a gestão do hospital, eles não terão preocupações com as contas passadas. Todo o ônus passivo é do Estado, que está realizando as avaliações necessárias e as auditorias nos contratos existentes. O que estiver dentro da legalidade será devidamente pago”, finalizou Bertulio.
O presidente do Consórcio e prefeito de Nova Guarita, Francisco Endler, se mostrou otimista com a deliberação e agradeceu o esforço do secretário Marco Bertulio em resolver a situação do hospital regional de Colíder. "Saímos da reunião satisfeitos e com a certeza de que mudaremos o cenário da saúde em nossa região. O apoio do governo é fundamental para que juntos possamos oferecer um serviço de qualidade para a população".
Na primeira discussão sobre o convênio entre Estado e o Consórcio Intermunicipal a proposta não foi aceita pelos prefeitos. "Hoje todas nossas dúvidas foram esclarecidas, por isso a decisão foi unânime", afirmou Endler.
Participaram da reunião: a secretária adjunta de Regionalização da SES, Gabriela Refatti; os secretários de saúde Dieme Araújo (Nova Santa Helena), Silas Rezende (Marcelândia), João Santos (Colíder), Elisandro Nascimento (Nova Canaã) e Elisiane Schuster (Nova Guarita); o interventor do Hospital Regional de Colíder, Wanderson Silva; o diretor do Escritório Regional de Colíder, Adriano dos Santos; o diretor do Hospital Regional de Alta Floresta, José Marcos Santos; a assessoria jurídica da SES e do Consórcio; além de vereadores de Colíder.


Folha mak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post