Trechos das BRs 163 e 070 e da MT-358 foram interditados nesta terça.
Manifestantes cobram audiências com governo estadual, Incra e Justiça.Com pneus, manifestantes bloqueiam trecho da BR-163 em Itaúba. (Foto: Josimara Cristyna/ Arquivo pessoal)
Trabalhadores do Movimento Sem-Terra (MST) bloquearam três rodovias em Mato Grosso nesta terça-feira (7), em protesto para cobrar o assentamento de aproximadamente 600 famílias em quatro fazendas. Eles interditam trechos da BR-070, em Cáceres; da BR-163 em Itaúba e da MT-358, em Tangará da Serra. Ainda não há previsão de liberação e 180 pessoas participam do protesto.Em Cáceres, município localizado a 220 km de Cuiabá, a manifestação ocorre em trecho próximo à Fazenda Rancho Verde, que foi invadida por um grupo formado por mais de 100 famílias no início do mês passado.
Porém, apesar da decisão judicial proferida duas semanas depois da invasão, os sem-terra continuaram na fazenda.
Além da Rancho Verde, os manifestantes cobram a desapropriação das fazendas Mutum, em Glória D'Oeste; Pitonba, em Araputanga, e São Vicente, em Jaciara. "Queremos marcar audiência com o governador do estado, com o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], mas com a participação de um representante nacional do órgão e também queremos uma audiência com a Justiça Federal para tratar dos processos de desapropriação que tramitam lá", afirmou um dos representantes do MST no estado, João Vieira.
O governo do estado informou, por meio da Secretaria Estadual de Comunicação, que o MST não havia solicitado reunião com o governador Pedro Taques (PDT). Por sua vez, a Superintendência Regional do Incra que a audiência solicitada ainda não foi agendada.
Na MT-358, os manifestantes impedem a circulação de veículos em um trecho próximo à Serra Tapirapuã, entre Tangará da Serra e Nova Olímpia, a 242 e 207 km da capital, na região sudoeste do estado.
Veículos são impedidos de passar na MT-358, em Tangará da Serra (Foto: Robson Rodrigues Freitas/ Arquivo pessoal)
Pollyana Araújo Do G1 MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.