2015/04/10

Justiça determina reintegração e fazendeiros terão que deixar área de 9,7 mil hectares entre Sinop Itaúba

Grandes e pequenos produtores que ocupam atualmente uma área de aproximadamente 9,7 mil hectares,
formadas por 17 fazendas a 50 quilômetros de Sinop sentido Itaúba, serão retirados nos próximos dias. A propriedade conhecida como Presidente Adhemar está ocupada desde a década de 70 e integra a Gleba Atlântica. A reintegração será feita ao dono mais antigo. A área total integra 142 mil hectares.

De acordo com as informações o Comitê de Conflitos Fundiários autorizou no dia 16 de março o sequestro da propriedade. O Advogado Efraim Gonçalves informou que Oscar Hermínio é o proprietário que tem os documentos de posse mais antigos e que a ordem de reintegração já foi encaminhada à Polícia Militar (PM) de Sinop.

A determinação judicial deverá ser cumprida nas próximas semanas, após a conclusão de reintegração de terras que estão listados à frente. Para a ação de retirada dos fazendeiros O Comando Regional 3 convocará policiais da capital Cuiabá para auxiliar na operação.

Efraim disse ainda que a Usina Hidrelétrica de Sinop está nessa faixa de terra, mas que já negociou com os diretores e então não serão desalojados. A intenção é não atrapalhar o andamento das obras.

Outro lado

Os atuais ocupantes da área alegam que a aquisição da terra feita por Hermínio foi fraudulenta, sendo assim não, possui documentos verídicos e consequentemente nunca tomou posse da terra.

Esses possuem documentos de posse emitidos também pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e reconhecem que existe deslocamentos de títulos.

Entretanto o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT) expediu em 2013 uma liminar favorável a Hermínio e determinou o sequestro das fazendas. Efraim afirma que a mesma decisão pode ser estendida ao restante do imóvel.

Da Redação Nortão Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post