Onze presos da Penitenciária Central do Estado (PCE) são alvos da ação.
Primeira fase da Operação 'Grená' ocorreu em abril de 2014.Operação 'Grená', deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (17) em Mato Grosso. (Foto: Polícia Civil-MT/Assessoria)
Vinte e oito mandados de prisão preventiva devem ser cumpridos na segunda fase da operação ‘Grená’, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (17) em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, são 267 ordens judiciais contra membros de uma facção criminosa de Mato Grosso.Além dos mandados de prisão, os policiais devem cumprir 35 mandados de busca e apreensão, 204 intimações para interrogatórios e medidas cautelares. Segundo a assessoria, os mandados de prisão serão cumpridos contra 12 pessoas que estão em liberdade e também as que estão presas, sendo 11 em Cuiabá e uma em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. As buscas devem ocorrer na Grande Cuiabá e em Cáceres, a 220 km da capital.
As prisões preventivas foram decretadas contra 11 presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), 3 do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), um do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, e outro preso do Sistema Penitenciário de Minas Gerais.
Pelas investigações, a polícia descobriu que as pessoas envolvidas com a facção são ‘batizadas’ pela organização criminosa e são filiados ao grupo através de uma ficha cadastral elaborada pelos integrantes. Os envolvidos têm envolvimento com o tráfico de drogas, roubos, furtos, estelionatos, apologia ao crime, homicídios, latrocínio e explosões de caixas eletrônicos na região metropolitana de Mato Grosso e no interior.
Onze presos da Penitenciária Central são alvos
da operação. (Foto: Cristina Mayumi/TVCA)
Conforme a polícia, a facção criminosa tem a ideologia de obter vantagem de qualquer natureza, seja para se beneficiar de proteção ou tratamento diferenciado entre os presos nas unidades mato-grossenses.da operação. (Foto: Cristina Mayumi/TVCA)
Primeira fase
Na primeira fase da operação Grená, deflagrada no dia 30 de abril de 2014, a Justiça decretou 41 mandados de prisão contra integrantes e colaboradores da facção criminosa. A operação ainda realizou buscas em 12 endereços de pessoas ligadas à organização criminosa.
Na ocasião, sete membros da facção chegaram a ser transferidos para o presídio federal de segurança máxima, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas em fevereiro de 2015 retornaram para presídios de Mato Grosso.
Do G1 MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.