2015/01/09

Isenção de taxa para emissão de 2ª via de RG é regulamentada

10422078_610896599017021_1946337905493114507_nAs isenções da Taxa de Segurança Pública para a emissão das 1ª e 2ª vias do documento de identidade
foram regulamentadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). As determinações constam na instrução normativa publicada no Diário Oficial que circulou na quarta-feira (07.01).
Agora, as isenções serão aceitas somente para a emissão da primeira via da identidade, para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com idade entre 60 e 64 anos vítimas de furto ou roubo, pessoas que solicitarem a segunda via em decorrência da alfabetização e para aqueles que apresentarem declaração de hipossuficiência expedida pela Defensoria Pública. A retificação de dados incorretos da cédula de identidade será aceita mediante a apresentação da documentação que justifique a alteração sugerida.
A taxa para a emissão da segunda via do documento é de R$ 65,35 e a solicitação deve ser feita nos postos de identificação civis do Estado. Em Cuiabá, os postos estão localizados no Ganha Tempo (Praça Ipiranga) e no Espaço Cidadania na Assembleia Legislativa.
A guia de arrecadação pode ser retirada no site da Politec e encaminhada juntamente com a certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3×4. Nos casos de roubo ou furto deve ser anexada, também, a cópia do Boletim de Ocorrência (BO).
Para a emissão do documento de identidade são necessárias diversas rotinas processuais que começam na solicitação do documento em um dos postos de identificação civis e passa pelos setores de conferência, análise e confronto, validação no Centro de Processamento de Dados, impressão e finalmente a entrega. Todo o processo envolve o trabalho de cerca de 60 profissionais entre Papiloscopistas, Técnicos de Desenvolvimento Econômico e Social e estagiários.
Em 2014, a Diretoria Metropolitana de Identificação Civil fez a entrega de 155.675 carteiras de identidade emitidas em todo o estado, o que corresponde ao atendimento de 94% da demanda.
Padronização
De acordo com o diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Ailton Silva Machado, também foi normatizada a padronização das características das fotos 3×4 utilizada no documento, conforme o Padrão ICAO (International Civil Aviation Organization). As especificações constam na Portaria 12/2014 publicada no Diário Oficial(16/12) e determinam, dentre outras condições, o tamanho e o enquadramento das fotografias.
O padrão, que já é adotado pela Politec, é o mesmo utilizado pela Polícia Federal na emissão de passaportes e pelo Ministério das Relações Exteriores. “Tem o objetivo de padronizar o processo de identificação civil às normas internacionais’’, pontuou o diretor.
Source: Fonte: Secom/MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post