2014/10/18

Mais de 100 municípios de MT precisam ajustar o relógio nesta madrugada

Da Redação - Wesley Santiago / Viviane Petroli / Stéfanie Medeiros
Foto: Reprodução/Ilustração
Mais de 100 municípios de MT precisam ajustar o relógio nesta madrugada
Os moradores de 109 municípios de Mato Grosso deverão adiantar os relógios em uma hora a partir do primeiro minuto deste domingo (19). Isso porque começa em diversas regiões do Brasil o horário de verão, que tem como um dos principais objetivos economizar o consumo de energia no país. A expectativa é que o Estado economize quase 1% de energia.



A expectativa da Rede Cemat, grupo Energisa, é que nos 126 dias de horário de verão haja uma economia no consumo de 0,9% no Estado, no Sistema Interligado Nacional (SIN) e uma redução de 5% na demanda de ponta. A economia prevista no consumo é a maior desde o horário de verão 2011/2012 quando, também, se registrou 0,9%.

A Cemat ainda estima que 28.406,91 MWh sejam economizados até o dia 22 de fevereiro de 2015, quando termina o horário de verão. Isto seria o equivalente para abastecer por um ano uma cidade como Chapada dos Guimarães. Os moradores de Barra do Garças e outras 31 cidades de Mato Grosso não precisarão ajustar os relógios já que eles seguem o horário oficial de Brasília.

Com isto, Mato Grosso ficará aproximadamente quatro meses com o mesmo horário em todos os municípios. O gerente do departamento de operações da Cemat, Sidnei Tavares, explicou que em Cuiabá a luz natural, vinda do sol, deverá ser de 14 horas. O maior pico de luminosidade será em Porto Alegre com 15 horas. Na região Sul do Brasil no horário de verão costuma anoitecer entre 20h30 e 21 horas.

Parques abertos

Com o início do horário de verão, os parques urbanos de Cuiabá já começaram a se adaptar. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) determinou os novos horários de funcionamento dos parques urbanos Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô.  Eles estarão abertos das 6h às 19h até o dia 22 de fevereiro de 2015.

A portaria nº 483, de 10 de outubro de 2014, que fixa os novos horários de visitação aos parques urbanos, foi publicada na página 06, do Diário Oficial do Estado de segunda-feira (13). Vale lembrar que por conta do Carnaval, o horário de verão será estendido em uma semana para evitar que, em meio a um feriado, algumas pessoas se esqueçam de ajustar os relógios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post