2014/06/12

MPE quer suspensão da taxa de religação do fornecimento de água em município de MT

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso entrou com uma ação civil pública, solicitando a suspensão da cobrança da tarifa de religação da população de Sorriso, para restabelecimento do fornecimento de água. A ação foi protocolada na última terça-feira (10).

“A concessionária do serviço de água tem optado pela suspensão do serviço como forma de compelir o usuário ao pagamento de débitos e, após o pagamento com purgação da mora, ainda exige do mesmo, sem prestar qualquer serviço necessário, o pagamento de “tarifa de religação”, transferindo o ônus de sua opção de cobrança coercitiva, ao invés de buscar dos meios ordinários, ao usuário do serviço público”, destacou o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa, em um trecho da ação.


Baseando-se no Código de Defesa do Consumidor, o promotor ainda afirmou que a cobrança é abusiva. “Não pode favorecer apenas uma das partes e impingir um ônus excessivo a outra, especialmente se é hipossuficiente, no caso o consumidor”, relatou. Ele relatou ainda que não há a necessidade da taxa uma vez que o cliente inadimplente já passa pela humilhação de ter o fornecimento interrompido por falta de pagãmente e ainda é multado com a taxa de mora.
Na ação, além de requerer a suspensão da cobrança da tarifa de religação, o MPE pleiteia a fixação de multa para cada cobrança irregular. Requer, ainda, caso a ação seja julgada procedente, a concessionária seja obrigada a restituir todo o valor cobrado aos consumidores lesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post