Lojas só são obrigadas a realizar troca de produtos com defeitos, diz órgão.
Consumidor deve solicitar teste no caso de eletroeletrônicos.
Procon recomenda cautela nas hora das compras.
(Foto: Marcos Negrini/Secom MT)
Os consumidores mato-grossenses devem tomar alguns tipos de cuidados na hora de comprar o presente de Dia das Mães, como exigir nota fiscal, pesquisar os valores e solicitar teste em produtos na hora de adquiri-lo. O alerta é do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos no estado. A data é comemorada no próximo dia 11.(Foto: Marcos Negrini/Secom MT)
O órgão orienta que, primeiramente, é importante fazer pesquisa de preços e escolher com calma, verificando a qualidade dos produtos. Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem defeito. Entretanto, o consumidor poderá pedir a garantia de troca por tamanho, cor ou modelo por escrito na própria nota fiscal, ficando a critério do lojista conceder ou não.
No caso de vale presente, é necessário definir com o comerciante, e pedir para que ele acrescente na nota fiscal de que forma poderá ocorrer a restituição de uma eventual diferença de valores, explica o Procon.
O consumidor sempre deverá exigir a nota fiscal, que é a garantia de troca caso o produto venha a apresentar algum problema na utilização. O prazo para reclamações para bens não duráveis, como alimentos, roupas e sapatos, é de 30 dias. No caso de produtos duráveis, como celulares e geladeiras, o prazo é de 90 dias.
Solicitação de informações e formulação de reclamações poderão ser feitas na sede do órgão, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no Bairro Araés, das 13h às 19h, e no posto de atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30. Aos sábados o atendimento no local ocorre das 7h30 às 12h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.