Prejuízo do dono da fazenda, em Pedro Afonso, chega a R$ 60 mil.
Por ano, cerca de 3 milhões de raios caem no Tocantins.
Animais são mortos por raio em fazenda de Pedro Afonso (TO)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do estado. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. O fazendeiro contou que os animais devem ter morrido por volta das 19h de sexta-feira (28), e que só foram encontrados às 8h30 da manhã do dia seguinte.(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
Mais de 50 cabeças de gado morreram ao ser
atingidas por raio.
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora em encontrarem as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.atingidas por raio.
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
Segundo o Meteorologista José Luiz Cabral, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), cerca de 3 milhões de raios caem no estado por ano. Ele declarou que no estado não existe cultura de prevenção contra raios, e que é necessária a instalação de para-raios no campo. Ele disse ainda que em outros estados é comum que os pequenos pecuaristas invistam em proteção contra descargas elétricas.
Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o oitavo estado em que mais caem raios no país, o primeiro é o Amazonas. O Elat destacou ainda que os animais não são os únicos afetados pelos raios. Segundo o grupo, em média 130 pessoas morrem por ano em razão dos raios no Brasil, a maioria delas (24%), são de trabalhadores do setor agrícola.
Raio matou animais durante tempestade na sexta-feira (28)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.