Quase 30 cabeças de gado foram enterradas nesta segunda-feira (10) após descarga elétrica, em uma propriedade da zona rural do município de Rondonópolis, distante 212 km de Cuiabá. O fato ocorreu no sábado (8), mas somente nesta segunda que os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Defesa) estiveram no local e orientaram o produtor a enterrar os animais para evitar a contaminação do rebanho.
O produtor Elizeu Amâncio Rodrigues conta que das 112 cabeças de gado, 28 foram perdidas por conta da descarga elétrica. O valor estimado é de R$ 25 mil. Ele disse que chovia muito no sítio, no sábado, quando ouviu um barulho forte do lado de fora da casa. Ao desligar o transformar, segundo Amâncio, viu um dos animais agitado próximo à porta. Em seguida, encontrou os animais mortos, um do lado do outro, embaixo de uma árvore.
Porém, o sítio fica a 25 km de Rondonópolis, em uma região conhecida como Aldeinha. Conforme o Indea, situações como esta são mais comuns nos municípios de Santo de Leverger, Jaciara e Juscimeira. Os fiscais alertam que nesses casos, a comunicação das mortes deve ser imadiata. Caso contrário, todo o rebanho pode ser colocado em risco. Após o laudo emitido pelo Indea foi liberado ao produtor enterrar os animais.
Fonte: G1-MT/Foto: TVCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.